Mostra 'BH elegante', do coletivo Fora das Bordas, terá abertura nesta terça-feira

Retratos estarão expostos na Biblioteca Pública Luiz de Bessa

por Walter Sebastião 12/03/2013 10:16

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Fora das Bordas/Divulgação
(foto: Fora das Bordas/Divulgação)
Retratos da população de Belo Horizonte criados para romper com a homogeneidade imposta pela vida urbana e procurando dar voz ao cidadão serão apresentados em exposição aberta nesta terça-feira, a partir das 19h, na Biblioteca Pública Luiz de Bessa. Na mesma noite e no mesmo horário, será realizado, no hall do setor Coleções Especiais, o lançamento dos livros The short-short story: A new literary genre e Textos num contexto: Resenhas, artigos, ensaios e pensamentos, de José Flávio Guimarães. A entrada é franca.

A mostra do coletivo Fora das Bordas traz cerca de 30 imagens, realizadas em 2012, nas praças Sete, da Liberdade, da Estação, da Rodoviária, no Mercado Novo e na feira da Afonso Pena. Metade delas reúne série apresentada em vários pontos de ônibus, com pessoas enviando recados com diversos temas. A outra metade é de série dedicada ao retrato, material realizado paralelamente à primeira proposta, que, até agora, estava inédito. A exposição é a primeira em galeria de um grupo que, como conta Flávio Pinto Valle, um dos integrantes do coletivo, faz ação civil usando a arte como forma de dar visibilidade à população de Belo Horizonte.

Os retratos, como explica Flávio Pinto Valle, foram realizados procurando um recorte da população, abarcando homens e mulheres, da juventude à velhice. O que chamou a atenção do grupo, durante a realização das fotos, conta, foi a recepção à proposta. “Ser fotografado e receber a foto na hora reforça a autoestima. As pessoas se sentem lisonjeadas e agradecem com um sorriso, satisfeitas ou chamando amigos para participar. Desejo de ser tratado como indivíduo”, observa, lembrando a dimensão de homogeneização do que é diverso, trazido pela vida nas metrópoles.

A série de retratos com mensagens, por sua vez, além da foto da pessoa, pediu para que os modelos enviassem mensagem para alguém. Surgiram, então, desde mensagens para familiares até outras para a cidade, pedindo respeito e reconhecimento, passando por revelação de dramas pessoais com intenção de tirar preconceito sobre o assunto. Flávio Pinto Valle conta que muitas mulheres resistiram às fotos – não queriam ser fotografadas sem maquiagem. O próximo projeto do coletivo é trabalho sobre os fantasmas de Belo Horizonte. O Fora das Bordas anda buscando forma de transformar o já realizado em livro.

BH ELEGANTE
Exposição de fotos do coletivo Fora das Bordas e lançamento dos livros The short-short story: A new literary genre e Textos num contexto: Resenhas, artigos, ensaios e pensamentos, de José Flávio Guimarães. Hoje, a partir das 19h, na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Praça da Liberdade, 21, Lourdes, (31) 3269-1204. A exposição será realizada na Galeria Paulo Campos Guimarães e o lançamento dos livros no hall do setor Coleções Especiais. Entrada franca.

MAIS SOBRE E-MAIS