Exposição fornece prova de que BH também sabe fazer carnaval

Em "AMOstra do Carnaval de Rua de Belo Horizonte", a fotógrafa Flávia Mafra reúne fotos, videos e objetos, relativos aos dias de folia na capital

por Estado de Minas 05/03/2013 07:30

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Priscila Musa/Divulgação
(foto: Priscila Musa/Divulgação )
Seja quem participou ativamente ou mesmo quem acompanhou de longe, ninguém questiona a força que o carnaval de rua de Belo Horizonte incrivelmente alcançou nos últimos anos. Há quem defenda a tese de que, para quem curtiu a folia, o que ficou foi saudade mesmo. É para relembrar os dias da festança momesca e também marcar a importância dessa retomada que a fotógrafa Flávia Mafra idealizou a "AMOstra do Carnaval de Rua de Belo Horizonte". 

Até domingo, a sede do Teatro Espanca! será ocupada por várias atividades que de uma maneira ou de outra remetem aos dias do carnaval. Serão exposições de objetos, fotos, vídeos, desfiles e, claro, muita memória de quem de alguma forma vivenciou o movimento que ocupou as ruas de Belo Horizonte. “É mais sentimental mesmo. É a fantasia, o estandarte do bloco, os instrumentos, a baqueta que usou. Esse tipo de coisas acho que vai ser mais relevante”, acredita Flávia Mafra. 

Circula na rede um convite geral para todos aqueles que participaram possam colaborar de alguma forma com a realização da AMOstra. Seja a doação de um fragmento de fantasia ou qualquer outro elemento que tenha sido usado durante a folia nos últimos cinco anos. 

Assim como a retomada momesca em Belo Horizonte, AMOstra é baseada na colaboração e no improviso. “A gente não sabe muito bem o que vai virar porque é em construção”, comenta a idealizadora. O ponto de partida hoje será com a fixação dos estandartes, às 19h. Também será montado um banheiro-confessionário, no qual serão recolhidos depoimentos dos participantes sobre o carnaval. O vídeo com a seleção das experiências será exibido no último dia do evento, quando também está prevista uma performance do artista Ed Marte. (CB)

AMOSTRA DO CARNAVAL DE RUA DE BELO HORIZONTE
Local: Teatro Espanca
Endereço: Rua Aarão Reis, 542 – Floresta
A partir de hoje a sábado, das 16h às 22h; domingo, das 11h às 18h
Entrada franca
Informações: (31) 3657-7348


MAIS SOBRE E-MAIS