Museu de Arte do Rio abre as portas com acervo de 3 mil obras e quatro exposições

MAR apresentará coleções particulares à capital fluminense em sua inauguração; proposta principal do projeto é valorizar a arte no processo de educação

por Agência Estado 28/02/2013 10:20

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

MAR-Rio/Divulgação
Complexo de exposições e Escola do Olhar serão abertos à presidente Dilma Rousseff e autoridades em 1º de março, para convidados no dia seguinte e ao público no dia 5 (foto: MAR-Rio/Divulgação)
Sobre os dois prédios que formam o novo MAR - Museu de Arte do Rio, na Praça Mauá, uma gigantesca superfície ondulada e branca, feita com 800 toneladas de concreto, remete a um pedaço fluido do oceano. A cobertura de 1,7 mil m², sustentada por 37 pilares, é marca arquitetônica da instituição cultural carioca que será inaugurada na sexta-feira, 1º de março, com a presença da presidente Dilma Rousseff e autoridades; no sábado, para convidados; e na terça-feira, 5 para o público.

Foram cinco anos de trabalho, dois anos de obras e reformas, para estruturar o museu que coloca lado a lado a arte e educação, como dizem seus organizadores. De um lado, o Palacete D. João VI, de 1916, é o complexo expositivo, com oito salões; do outro, um edifício da década de 1940 abriga a Escola do Olhar.
"Podem nos cobrar depois", diz o diretor cultural do MAR, Paulo Herkenhoff, sobre fazer um projeto intricado de arte e educação. "A gente tem de acreditar nos sonhos, pensar grande e o intelectual tem de fazer alianças com pessoas que podem potencializar os devaneios. Para mim, a questão básica, hoje, do museu é qual o lugar da arte na esfera pública. E quem responde a isso não são os órgãos públicos, não é o Estado, um partido político, uma burocracia, é a sociedade. O que os professores universitários esperam de um museu como instituição acadêmica?", continua o diretor e curador-geral do MAR.

 

A primeira meta da instituição é receber 600 mil alunos da rede de ensino da cidade em três anos. Entretanto, o Museu de Arte do Rio nasce não apenas com seu mote conceitual, mas, fisicamente, superlativo. Além de ser inaugurado com quatro exposições de peso, já conta com 3 mil obras em seu acervo, mil livros de artistas, 5 mil livros em sua biblioteca, 5 mil peças de memorabilia e documentos históricos sobre o Rio, 42 fundos de doadores que já cederam ou vão ceder, diretamente, como pessoas jurídicas, empresas ou instituições, peças para a coleção do MAR (não em forma de comodato). "Não vai ser um acervo eclético, mas enciclopédico", afirma Herkenhoff.


A coleção vai se formar a partir de "núcleos significativos" dedicados à iconografia sobre o Rio de Janeiro, cultura afro-brasileira, memória da escravidão, abstração geométrica, artes decorativas e livros.


Artistas, entre eles, Adriana Varejão e Claudia Jaguaribe, também já doaram obras para a instituição, que conta ainda com peças de criadores estrangeiros como Louise Bourgeois e Sol LeWitt, por exemplo. "A vinda do Paulo Herkenhoff articulou essas doações", diz Hugo Barreto, diretor-geral da Fundação Roberto Marinho, que concebeu o MAR a pedido da Prefeitura do Rio. Inicialmente, a instituição seria inaugurada em junho do ano passado.

Exposições
O projeto original do MAR previa que o museu se dedicaria a apresentar coleções de arte importantes. Duas das mostras inaugurativas indicam esse perfil, O Colecionador - Arte Brasileira e Internacional na Coleção Boghici (do marchand Jean Boghici, que teve seu apartamento incendiado no Rio no ano passado) e Vontade Construtiva na Coleção Fadel, com preciosidades brasileiras - como um belo conjunto de pinturas de Alfredo Volpi - do acervo constituído pelo advogado Sérgio Fadel e por sua mulher, Hecilda.


Como indicou Paulo Herkenhoff, essa diretriz inicial pensada para o museu vai se diluir para que o MAR se firme mais à vertente da arte e educação. O próprio diretor da instituição assina, ao lado de Roberto Conduru, a curadoria da mostra com cerca de 250 obras da Coleção Fadel.


A exposição não só traz os highlights do concretismo e neoconcretismo brasileiros representados por criações de Lygia Clark, Sergio Camargo, Oiticica e Weissmann, por exemplo, como volta mais ao passado ao exibir escultura de Aleijadinho (doada ao MAR por colecionador anônimo).



MAIS SOBRE E-MAIS