Dia do Quadrinho Nacional é comemorado com exposição, oficinas e eventos musicais no Centro Cultural Lagoa do Nado

A linguagem das HQ's tem atraído a atenção do público e inspira filmes de sucesso

por Ana Clara Brant 30/01/2013 09:31

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
(Paulo Barbosa/divulgação)
Paulo Barbosa incluiu Ozzy Osbourne no Dia do Quadrinho Nacional (foto: (Paulo Barbosa/divulgação))
Com homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade, será realizado hoje o 8º Dia do Quadrinho Nacional. Organizado pela Associação Cultural Nação HQ, o evento tem o objetivo de explorar essa linguagem e sua interação com a poesia, o grafite, o audiovisual e a música.


“Vamos nos inspirar no verso ‘mundo/ vasto mundo’, de Drummond. Inclusive, exibiremos o documentário O poeta das sete faces, de Paulo Thiago”, revela o cartunista e professor Richardson Santos de Freitas, o Ric, presidente da Nação HQ,
Hoje é Dia do Quadrinho Nacional. Em 30 de janeiro de 1869, foi publicada a primeira HQ brasileira com um personagem fixo: As aventuras de Nhô Quim ou Impressões de uma viagem à corte, do ítalo-brasileiro Ângelo Agostini (1843-1910).


Até sábado, a programação será realizada no Centro Cultural Lagoa do Nado, com entrada franca. A abertura terá a exposição Monstros do rock, do cartunista Paulo Barbosa, em que ele retrata ídolos e bandas como Legião Urbana, David Bowie, Led Zeppelin e Bono Vox. Sábado haverá oficinas de quadrinhos, encontro do grupo Anime.com.br, intervenções dos grafiteiros Ploc e Dw guetto, além de shows do cantor Carter e da banda O Monomotor.


Desde 2006, quando foi criado, o Dia Nacional do Quadrinho vem despertando o interesse do público. “A linguagem tem sido divulgada mais fortemente. O cinema tem se inspirado em HQs e a internet deu um novo gás ao mercado. O quadrinista mostra seu trabalho na rede, começa a criar fãs e acaba chegando a jornais e revistas”, informa Ric.


A biblioteca do Centro Cultural Lagoa do Nado dedicará espaço especialmente aos quadrinhos. “Além de nossa Associação Cultural Nação HQ ter doado vários livros e revistas, a biblioteca já tinha acervo próprio. Vamos promover ação para que pessoas da comunidade façam doações. Com isso, o local vai se transformar em um espaço bacana”, conclui.

8º Dia do Quadrinho Nacional

Até sábado. Abertura nesta quarta-feira, às 16h, Centro cultural Lagoa do Nado, Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904, Itapoã. Os espaço funciona das 9h às 12h e das 14h às 18h. Não há necessidade de inscrição. Informações: (31) 3277-7420.

MAIS SOBRE E-MAIS