'Bonecas' é o primeiro título da Mínimas

Livro tem texto de Duda Fonseca e ilustrações de Ana Vilar. Selo criado em Barcelona vai apostar em formatos gráficos inusitados

por Mariana Peixoto 26/01/2013 07:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Ana Vilar/Reprodução
Ilustração de Ana Vilar para Bonecas: poemas irônicos sobre a condição feminina (foto: Ana Vilar/Reprodução)
Boneca alegre, triste, apaixonada, abandonada... Decididamente humanas são as personagens de Bonecas, livro de Duda Fonseca (texto) e Ana Vilar (ilustração) que ganha lançamento hoje na Quixote Livraria. É também o primeiro título da Editora Mínimas. Em curtos poemas, uns trágicos, outros irônicos, Fonseca constrói um curioso retrato do feminino.

“Na verdade, o projeto começou só com os poemas. Estava num congresso de filosofia estudando Walter Benjamin, autor que deu atenção à questão da brincadeira. Além disso, tenho uma irmã mais velha que tem uma coleção enorme de bonecas. Sempre reparei muito na relação que existe entre a boneca e a realidade”, conta Duda, que se inspirou na vida real para criar cada uma das personagens (há ainda a boneca moleca, a adotada, a sem cabeça e a junkie).

Ana Vilar/Reprodução
(foto: Ana Vilar/Reprodução)
A Mínimas nasceu em Barcelona, onde morava a editora Maria Lutterbach, jornalista mineira hoje radicada em São Paulo. “A ideia é sempre fazer livros que tenham uma forma especial, um conteúdo em que possam ser transformados em objetos”, diz ela. A edição de Bonecas é bem limitada: apenas 470 exemplares numerados serão comercializados.

Para ilustrar, Ana Vilar, diretora de arte que saiu de BH há alguns anos para morar na capital da Catalunha, em vez de criar simples desenhos montou 12 figurinos criados com tecidos que ela tirou do baú da própria avó. Ao final do livro, todos eles estão encartados para serem costurados e “vestir” a bonequinha de papel, tal como a antiga prática.

BONECAS
O lançamento do livro de Duda Fonseca e Ana Vilar
Hoje, das 10h às 14h
Local:: Quixote Livraria
Endereço: Rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi
Informações: (31) 3227-3077
Preço: R$ 30
Venda também pelo site da editora.

MAIS SOBRE E-MAIS