1ª Mostra de Fotojornalismo Mineiro reúne principais imagens de jornais de BH em 2012

Exposição está em cartaz até o dia 31 de março no Oi Futuro

por Mariana Peixoto 23/01/2013 09:19

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Leandro Couri/EM/D.A. Press
(foto: Leandro Couri/EM/D.A. Press)
Sessenta e oito imagens estampadas ao longo de 2012 nos jornais Estado de Minas, O Tempo, Hoje em Dia e Metro integram a 1ª Mostra de Fotojornalismo Mineiro, em cartaz a partir de hoje no Oi Futuro.

Com curadoria do fotógrafo Eugênio Sávio, a exposição traz trabalhos de 28 profissionais, oito deles do EM: Alexandre Guzanshe, Beto Magalhães, Cristina Horta, Gladyston Rodrigues, Leandro Couri, Marcos Michelin, Rodrigo Clemente e Túlio Santos.

Sávio pediu a editores de fotografia dos quatro jornais que fizessem uma pré-seleção das imagens. Recebeu cerca de 300 e trabalhou a partir delas. “Há predomínio daquelas ligadas às editorias de cidade, do flagrante, do instantâneo. São poucas fotos construídas. Uma das riquezas da mostra é valorizar o olhar apurado que o fotógrafo deve ter quando está na rua para encontrar o momento dramático”, afirma.

Essa é a primeira mostra do gênero realizada na Galeria de Artes Gráficas e Fotojornalismo do Oi Futuro. “O espaço tem vocação para abrigar fotojornalismo, cartum e ilustração, pois fica em local onde há muito trânsito de pessoas e que não conta com facilidades museográficas. Ou seja: vale, mesmo, é a própria imagem, que acaba nos aproximando muito do público do dia a dia”, acrescenta Sávio.

Há nove anos ele coordena o projeto Foto em pauta, também realizado no Oi Futuro. O encontro traz fotógrafos para bater papo com o público, além de projetar imagens. Há três anos, o evento ganhou a versão festival. Sua próxima edição está marcada para 6 a 10 de março, em Tiradentes.


1ª MOSTRA DE FOTOJORNALISMO MINEIRO

Galeria de Artes Gráficas e Fotojornalismo
do Oi Futuro. Avenida Afonso Pena, 4.001, Mangabeiras. De terça-feira a domingo, das 10h às 18h. Até 31 de março. Entrada franca.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE E-MAIS