60 anos da Cemig são celebrados com galeria de arte

Coletiva reúne obras de artistas que já mostraram seus trabalhos no local

por Walter Sebastião 04/01/2013 08:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Henry Bernardo/Divulgação
Walmir Silva também está entre os artistas convidados da exposição (foto: Henry Bernardo/Divulgação)

60 x 20
é nome da exposição que está em cartaz na Galeria de Arte da Cemig. A coletiva reúne obras de vários artistas que já mostraram seu trabalho no espaço: Augusto Fonseca, André Burian, Jorge Fonseca, José Alberto Nemer, Leandro Figueiredo, Leonora Weissmann, Leo Brizola, Marco Túlio Resende, Marcos Venuto, Mário Zavagli, Miguel Gontijo, Paulo Laborne, Rosângella Menezes, Sandra Bianchi, Sérgio Machado, Sérgio Vaz, Tales Sabará, Theresa Portes e Valmir Silva.

Henry Bernardo/Divulgação
Obra de André Burian em exposição na mostra 60 x 20 até o dia 20 (foto: Henry Bernardo/Divulgação)



O evento de artes plásticas marca os 60 anos da Cemig e as duas décadas do edital Concorrência de talentos. Carlos Henrique, coordenador da galeria, explica que esse projeto sofreu várias mudanças ao longo do tempo. No primeiro momento, priorizou-se o investimento na revelação de artistas. “Atualmente, continuamos mostrando jovens talentos, mas também nomes consagrados”, observa. A adesão desses últimos, explica Carlos, deve-se ao respeito conquistado pela qualidade da programação.

Se artistas já são público cativo do espaço, falta o cidadão conhecer o trabalho desenvolvido na galeria da Cemig, admite Carlos Henrique. “Durante todo o ano, oferecemos programação regular e representativa do que se faz em artes visuais em Belo Horizonte”, avisa. Detalhe: a galeria funciona nos fins de semana e também nos feriados.






VISIBILIDADE

Henry Bernardo/Divulgação
Pintura de Marco Túlio Rezende que integra a mostra da Cemig (foto: Henry Bernardo/Divulgação)
Os participantes da mostra 60 x 20 iniciaram sua carreira na Cemig, apresentaram projetos para o local ou fizeram parte da comissão de seleção do edital. A ideia surgiu com o propósito de estimular as artes visuais, criando condições para criadores apresentarem seu trabalho. Isso permitiu a ampliação de oportunidades para que obras tanto se tornassem conhecidas do público quanto recebessem o crivo da análise crítica.

A seleção das mostras é feita a partir da inscrição de projetos. O prazo para 2013 já se encerrou. Em 2012, foram enviadas 66 propostas, contra 106 em 2011. A média, conta Carlos Henrique, é sempre superior a 50. Anualmente, a Galeria de Arte da Cemig promove cerca de oito exposições.

60 x 20
Mostra coletiva
Local: Galeria de Arte Cemig
Endereço: Av. Barbacena 1.200, térreo, Santo Agostinho
 Aberta diariamente, das 8h às 19h. Até dia 20.

MAIS SOBRE E-MAIS