Projeto Expedição Cultural oferece chance de viajar para conferir atrações cênicas de perto

Com tema focado na relação do público com as artes cênicas, aventura cultural dá oportunidade em concurso

03/01/2013 09:14

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
Apresentação de Sua incelença, Ricardo III, com o grupo Clowns de Shakespeare, de Natal, durante o FIT- BH 2012 (foto: Rodrigo Clemente/EM/D.A Press)
 

Depois das duas primeiras e bem-sucedidas edições, quando foi contemplado o patrimônio histórico nacional, o projeto Expedição Cultural do Estado de Minas, patrocinado pela Petrobras, volta a ser realizado, desta vez tendo como foco as artes cênicas brasileiras.

Para participar dessa verdadeira aventura cultural é muito simples: basta acessar o site do concurso, preencher o cadastro e, em seguida, escrever uma frase com no máximo 600 caracteres, na qual o concorrente deverá relatar, de maneira espontânea e clara, qual foi sua mais marcante experiência com as artes cênicas.

Grupos teatrais de várias regiões do país participam da expedição e podem ser acompanhados pelo blog do programa. São eles: Clowns de Shakespeare, do Rio Grande do Norte; Grupo Bagaceira, do Ceará; Dimenti, da Bahia; Nós do Morro, Cia. Armazém e Teatro Anônimo, do Rio; Cia. São Jorge de Variedades, de São Paulo; e os grupos Galpão, Giramundo e Officina Multimédia, de Belo Horizonte.

O perfil dos grupos selecionados destaca a variedade das artes cênicas no país em termos de linguagem e representatividade regional. Companhias conhecidas do grande público estão ao lado de novos grupos, que vêm desenvolvendo experiências inovadoras com o teatro. Além disso, o projeto tem como objetivo democratizar as experiências com as artes cênicas, mostrando que, diferentemente do que se pensa, elas representam uma arte popular, compartilhada por milhões de pessoas em todas as regiões brasileiras.

Um detalhe importante é que quem for participar do concurso não precisará se restringir – no caso da frase em questão – aos grupos que fazem parte do site. Os participantes terão liberdade para contar, como quiserem, uma experiência vivida em qualquer tempo com todo tipo de manifestação cultural, desde que se reporte às artes cênicas – teatro, dança ou circo.

O comentário somente poderá ser enviado mediante o preenchimento da ficha de inscrição e autorização de utilização do que foi escrito. Poderão concorrer apenas brasileiros, maiores de 16 anos, com CPF válido e residentes em Minas Gerais. Os participantes menores de 18 anos só poderão viajar – no caso de ganhar o concurso, que terá apenas um vencedor – mediante autorização por parte dos seus representantes legais.

Viagem

O autor da frase escolhida, que será conhecido em março, em data a ser definida, receberá um passaporte cultural personalizado e intransferível, que dará direito a uma viagem com acompanhante para uma cidade a ser escolhida pelo vencedor, entre as opções pré-estabelecidas pela comissão organizadora. A premiação inclui, além de passagens aéreas, estadas, traslados, três refeições diárias e guias turísticos, para que a aventura se torne a mais agradável possível e, logicamente, a oportunidade de assistir às apresentações culturais.

Os grupos vencedores serão retratados em uma revista especial, que será encartada no Estado de Minas no fim do concurso, que está sendo auditado pela Walter Heuer Auditores e Consultores. As inscrições podem ser feitas até o dia 20.

Expedição Cultural

Inscrições pelo site: www.expedicaocultural.com.br. Informações: (31) 3263-5750.

Marco Aurélio Prates/Divulgação
As últimas flores do jardim das cerejeiras, espetáculo do grupo mineiro Oficcina Multimedia (foto: Marco Aurélio Prates/Divulgação)

 

MAIS SOBRE E-MAIS