Transmissão de V de Vingança na China choca espectadores

Filme que havia sido proibido no país por sua temática anarquista acabou sendo exibido em emissora estatal chinesa

por AFP - Agence France-Presse Fernanda Machado 21/12/2012 12:20

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Divulgação / Warner Bros.
Temática anarquista do filme surpreendeu chineses após exibição em horário nobre da televisão local (foto: Divulgação / Warner Bros.)
A rede de televisão estatal da China chocou os telespectadores ao transmitir V de Vingança, um filme de temática anarquista que mostra uma revolta contra um governo autoritário. Os internautas chineses demonstraram surpresa depois de assistirem ao filme, divulgando algumas das mensagens subversivas da produção, incluindo: "As pessoas não devem ter medo do governo, o governo deve ter medo do povo". O filme foi exibido no horário nobre na CCTV 6 - canal de filmes da emissora estatal. Mas o título foi traduzido para V Forças Especiais, "Estou sonhando?", se perguntou um usuário do Sina Weibo - um site similar ao Twitter - depois de ver o filme, se juntando a milhares de outros que postaram mensagens similares. O filme havia sido proibido na China, informou o jornal estatal China Youth Daily, e não foi exibido nos cinemas chineses.

Os usuários de internet se perguntaram se a transmissão indicava um relaxamento da censura - embora a maioria não acredite que o fato signifique uma mudança importante na política. "Não é fácil para um filme com esse tipo de conteúdo ser transmitido na CCTV, eu não tenho certeza se é um sinal, vou esperar e ver", disse um usuário do Sina Weibo. A CCTV não respondeu imediatamente aos pedidos da AFP para comentar o fato.

Vertigo / Reprodução
Longa foi inspirado na graphic novel escrita por Alan Moore, em 1982 (foto: Vertigo / Reprodução)
O filme, estrelado por Hugo Weaving e Natalie Portman, se passa em uma versão distópica da Grã-Bretanha, e retrata um lutador corajoso e carismático conhecido como "V", que inicia uma revolução contra o regime totalitário. A máscara do protagonista se tornou um símbolo para os ativistas contrários aos regimes autoritários em todo o mundo, com o grupo hacker Anonymous escolhendo-a como seu símbolo. O Anonymous reivindicou estar por trás de um ataque contra o governo chinês em abril, quando os sites governamentais foram substituídos por mensagens criticando a China por controlar o acesso à internet.

Lançado em 2005, V de Vingança é uma adaptação para os cinemas da graphic novel homônima escrita por Alan Moore e desenhada por David Lloyd, publicada pela Vertigo Comics em 1982.

 



VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE E-MAIS