Palestras, debates e apresentações artísticas homenageiam os 92 anos de Clarice Lispector

Vários eventos celebram aniversário da escritora; saiba o que está reservado para Belo Horizonte

por Ana Clara Brant 10/12/2012 09:02

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Reprodução/Arquivo EM
(foto: Reprodução/Arquivo EM)
 

Se fosse viva, a escritora Clarice Lispector completaria 92 anos nesta segunda-feira, 10. Para comemorar a data, o evento Hora de Clarice será promovido em várias cidades do país. Belo Horizonte não vai ficar de fora da festa para a autora de Perto do coração selvagem e A maçã no escuro, entre outros clássicos.

Na noite desta segunda, na FNAC do BH Shopping, Wander Melo Miranda, professor de teoria da literatura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), vai analisar obras-primas de Clarice: os romances Água viva e A paixão segundo G. H., além do conto “Amor”. De acordo com o especialista, em todos eles aparece, de modo claro e enfático, a relação da escrita como desconstrução do sujeito e sua busca de “despersonalização” (termo usado pela autora) como forma de atingir o “neutro” – ou seja, a matéria viva da vida.

Badaro Braga/O Cruzeiro/Arquivo Estado de Minas - 23/09/1955
(foto: Badaro Braga/O Cruzeiro/Arquivo Estado de Minas - 23/09/1955 )
“A obra de Clarice Lispector está entre as mais importantes criações literárias do século 20. Nela se encenam questões fundamentais d o ser humano. A característica principal da autora talvez seja a entrega à palavra como modo de dar forma ao informe, ao que a palavra não consegue expressar e, no entanto, só pode, paradoxalmente, ser expresso por meio dela”, defende Wander Miranda.

De acordo com o professor da UFMG, Clarice Lispector é a escritora mais estudada atualmente no Brasil. Seu trabalho tem repercussão similar ao do de Machado de Assis, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa e Carlos Drummond de Andrade. “Internacionalmente, ela é a mais pesquisada. O principal legado que deixou é o amor à literatura e à vida por meio de uma obra singular, única na literatura ocidental”, destaca Miranda.

A partir das 19h, a Livraria Mineiriana promove bate-papo com Marcelo Kraiser, professor da Escola de Belas-Artes da UFMG e doutor em literatura comparada. Ele lançou o DVD Para teus olhos, que reúne 20 videopoemas livremente baseados na obra da escritora.

SITE

O Instituto Moreira Salles (IMS) e a Editora Rocco também homenagearão Clarice. Boa parte da programação se concentrará no Rio de Janeiro, com shows, saraus, palestras e bate-papos. Concerto dirigido pelo poeta Eucanaã Ferraz reunirá o ator João Miguel e a cantora Jussara Silveira, entre outros.

A partir desta segunda-feira, um site especial (www.claricelispectorims.com.br) vai abrigar e-books, fotos e a comparação de traduções em diferentes línguas de trechos escritos por Clarice, além de aulas do ensaísta Zé Miguel Wisnik, professor de literatura brasileira e compositor. Na página poderá ser encontrada listagem bibliográfica com todos os livros sobre a autora. Cada obra ganhou comentários de especialistas convidados.

MAIS SOBRE E-MAIS