A história dos Ribeiro

por Carlos Herculano Lopes 01/12/2012 07:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Marcos Vieira/EM/D.A Press
Regina lança, em Teófilo Otoni, Vem comigo. Última chamada (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
Professora aposentada de literatura e língua portuguesa da Fundação Educacional do Nordeste Mineiro (Fenord), em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, da qual também foi diretora, Regina Ribeiro Molina chega aos 80 anos, completados em maio, dando um presente para a história de Minas: a publicação de Vem comigo. Última chamada. Trata-se de livro de memórias no qual a professora, que nasceu em Teófilo Otoni, descreve, como se estivesse contando vários casos ao mesmo tempo, a trajetória de sua família do lado paterno, os Ribeiro, emigrantes da cidade de Condeúba, no Sudoeste baiano. 

Em busca de melhores condições, chegaram aos vales do Jequitinhonha e do Mucuri no início do século 20, para se fixar inicialmente nas cidades de Vigia, atual Almenara; em Urucu, hoje Carlos Chagas; e depois em Filadélfia, futura Teófilo Otoni, de onde se espalharam por todo o país.

Para escrever o livro, que é dividido em quatro capítulos – Raízes, Valor humano, Escritório de lembranças, e Memórias  – Regina valeu-se não só de suas recordações pessoais, como também de histórias que lhe foram contadas “pelos antigos, nos fundos das cozinhas”, e das anotações deixadas pelo seu pai, o fazendeiro e jornalista Helvécio Ribeiro, que chegou a Teófilo Otoni no fim da década de 1920, depois de ter sido proprietário, durante quatro anos, do jornal O Alvorecer, em Condeúba.

Para o professor de literatura Mauro Gomes da Fonseca, que prefaciou o livro, a escrita de Regina Ribeiro Molina é clara e límpida, “como as águas doces que blubutuam nas nascentes do Mucuri”. A escritora, que é casada com Gildo Molina, com quem tem três filhos, vive em Teófilo Otoni.

Vem comigo. Última chamada
Lançamento hoje, às 17h30
Papo Café - Rua Manoel Esteves, 150, loja 5, em Teófilo Otoni
Informações: (33) 3523-8081. 



MAIS SOBRE E-MAIS