Bairro da Serra ganha livro de série dedicada à capital de Minas Gerais

por Carlos Herculano Lopes 20/10/2012 07:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
EBC/divulgação
A jornalista Nereide Beirão voltou à Rua do Ouro, onde passou a infância (foto: EBC/divulgação)

A série BH – A cidade de cada um, que lançou 22 títulos relativos à capital mineira, ganhou um novo volume, desta vez com a assinatura da jornalista Nereide Beirão. Em Serra, ela faz verdadeira declaração de amor ao bairro onde nasceu. A autora passou a infância numa casa da Rua do Ouro, que ficava na esquina de Rua Ramalhete – conhecida por causa da famosa canção de Tavito e Ney Azambuja, aquela “dos muros do Sacré-Coeur”.

Além de ter se valido de sua memória e de lembranças de parentes e amigos, Nereide conta que pesquisou no Arquivo Público da Prefeitura de Belo Horizonte e na Biblioteca Pública Luiz de Bessa. Também consultou as memórias de Pedro Nava. O autor de Chão de ferro, que morou na Rua Caraça, fala do bairro com muito carinho.

O bairro nasceu com Belo Horizonte. Em 1896, seus primeiros lotes foram vendidos em leilão, 15 meses antes da inauguração da cidade. Nereide conta que escrever o livro só reforçou o imenso carinho que sempre teve pela Serra. “Estive no Bar do Salomão, no Baltazar e na Igreja São João Evangelista conversando com o padre Natanael. Voltei à esquina das ruas do Ouro e Ramalhete e ao Colégio Sacré- Coeur de Marie, além de ter reencontrado pessoas que não via há tempos”, conclui.

SERRA
De Nereide Beirão
Editora Conceito,
83 páginas
Lançamento hoje, às 11h, na Livraria Mineiriana (Rua Paraíba, 1.419, Savassi). Informações: (31) 3225-1888.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE E-MAIS