Escadarias são o tema da nova exposição da Galeria de Arte da Cemig

Mostra do artista plástico Mário Azevedo são fotos tiradas em viagens realizadas desde 2005

por Agência Minas 01/10/2012 11:31

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
A partir do dia 3 de outubro, a Galeria de Arte da Cemig expõe “1. Escadarias”, mostra individual do artista plástico Mário Azevedo. As fotos que compõem a exposição foram tiradas em viagens realizadas desde 2005 no Brasil, bem como no exterior: em Paris, Amiens, Monte Saint-Michel e Saint-Malo (França), Londres, Nápoles (Itália), Berlim, Moscou, Atenas e Istambul.

Segundo o artista, o tema escolhido para a mostra reflete exclusivamente o seu encanto com as escadas. “Não houve nenhum tipo de critério ou exigência na hora da escolha, os objetos retratados simplesmente me chamaram a atenção de uma forma especial”, explica.

A relação de Mário Azevedo com a fotografia surgiu quando era jovem, junto com sua coleção de cartões postais. Há cerca de 10 anos, ele retomou o hábito de fotografar principalmente em suas viagens, sempre buscando uma leitura própria das paisagens ao seu redor e tendo como tema algo que lhe chamava a atenção de uma forma significativa. O artista também busca expandir seu campo de trabalho, com desenhos e pinturas enfocando o mesmo objeto das fotografias – a escada – ou materializando-a em grandes e pequenos objetos. Recentemente, passou a explorar o motivo com outro instrumental: um álbum/caderno, apresentado na exposição, no qual ele busca conjugar o acervo de fotos com textos.

O artista

Nascido em Ubá (MG), Mário Azevedo trabalha profissionalmente com artes plásticas e visuais desde 1980. Formou-se em 1982 (Desenho, Gravura e Licenciatura em Artes) pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde leciona a disciplina de Pintura desde 1994. Essa é sua 26ª individual, além de diversas coletivas em galerias, espaços públicos e culturais em Minas, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Rio Grande do Sul e de mostras no exterior.

Serviço:
Exposição “1. Escadarias”

Artista: Mário Azevedo
Local: Galeria de Arte do Espaço Cultural da Cemig
Endereço: Avenida Barbacena 1.200, Santo Agostinho – Belo Horizonte
Abertura: 2 de outubro de 2012, terça-feira às 20h
Período da exposição: de 3 a 21 de outubro de 2012, das 8h às 19h, inclusive sábados, domingos e feriados.

MAIS SOBRE E-MAIS