Passeio ciclístico cultural terá como rota museus de Belo Horizonte

'Vá ao museu de bike' integra a programação da 6ª Primavera de Museus e terá o Circuito Cultural Praça da Liberdade como um pontos a serem visitados

por Agência Minas 28/09/2012 14:35

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

A Secretaria de Estado de Cultura, por meio da Superintendência de Museus e Artes Visuais (Sumav), e do Circuito Cultural Praça da Liberdade (CCPL), promove o Passeio Ciclístico “Vá ao museu de bike” no dia 29 de setembro, dentro da programação da 6ª Primavera de Museus.

O passeio tem início a partir das 13h, com concentração no Museu Mineiro, e saída prevista às 14h rumo à Praça da Liberdade. O objetivo é convidar as pessoas a vivenciarem a cidade de outra maneira, usando as bicicletas como uma forma sustentável de se locomover e, ao mesmo tempo, ter momentos de lazer.

Na Praça, os ciclistas serão divididos em grupos e visitarão os museus do CCPL. O grupo segue depois para o Museu Histórico Abílio Barreto, onde serão recebidos para uma visita, e retornam para a Praça da Liberdade.

Primavera dos Museus

Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), de 24 a 30 de setembro, o evento conta com a participação de mais de 800 museus e instituições culturais de todo o Brasil. O tema “A função social dos museus” rememora os 40 anos da Declaração da Mesa Redonda de Santiago do Chile. Foi a partir da Declaração, em 1972, que esses espaços passaram a ser entendidos como instituições a serviço da sociedade e não mais como locais distantes da população e das questões atuais.

Em Minas Gerais, além do CCPL, seis museus vinculados à Superintendência de Museus e Artes Visuais da Secretaria de Estado de Cultura oferecem atividades gratuitas: Museu Casa Guignard; Centro de Arte Popular – Cemig; Museu Mineiro; Museu do Crédito Real; Museu Casa Alphonsus de Guimaraens e Museu Casa Guimarães Rosa. Com a proposta de um intercâmbio de ações, cada museu do Estado promoverá atividades em espaços diferentes, levando seus acervos e exposições a públicos diversificados.

 

Programação:

Guignard em Mariana: O Museu Casa Guignard de Ouro Preto (MG) realizará a oficina “Interpretação da Paisagem” a partir de fotografias e de obras do artista Alberto da Veiga Guignard criadas em Mariana, no Centro de Referência da Infância e da Adolescência (Cria) dessa cidade.

Data: 24 e 25/09/12

Local: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (Cria)

Público: Crianças e adolescentes atendidos pelo Cria

Horário: 13h30

Centro de Arte Popular – Cemig, de Ouro Preto: O Centro de Arte Popular – Cemig, de Belo Horizonte, realizará exposição de peças do seu acervo no Museu Casa Guignard, em Ouro Preto, promovendo ação educativa e oficinas.

Data: 27 e 28/09/12

Local: Museu Casa Guignard

Público: Pessoas atendidas pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras)

Horário: 14h00

Museu Mineiro no Plug Minas: O Museu Mineiro promove, no Plug Minas, a exposição de arranjo floral inspirado nas obras de Alberto da Veiga Guignard, além de diálogos e oficinas

Data: 26 e 27/09/12

Local: Plug Minas - Rua Santo Agostinho, 1441 Horto - Belo Horizonte (MG)

Público: Adolescentes e Jovens atendidos pelo Plug Minas

Horário: 14h

 

Museu do Crédito Real em Belo Horizonte: Exposição de parte do acervo do Museu do Crédito Real de Juiz de Fora (MG). Ações educativas e oficinas específicas serão realizadas durante a exposição.

Data: 27/09/12 a 28/10/12

Local: Museu Mineiro - Av. João Pinheiro, 432 - Funcionários Belo Horizonte (MG)

Horário: 3ªs, 4ªs e 6ªs feiras, das 10h às 19h; 5ªs feiras, das 12h às 21h; Sábados e domingos, das 12h às 19h

 

Alphonsus em Cordisburgo: O Museu Casa Alphonsus de Guimaraens de Mariana (MG) apresenta a obra do escritor Alphonsus de Guimaraens no Museu Casa Guimarães Rosa, em Cordisburgo (MG), em evento que culminará na realização de um Sarau.

Data: 25/09/12

Local: Escola Estadual Cláudio Pinheiro de Lima

Público: Estudantes da Educação de Jovens e Adultos

Horário: 19h30

 

Data: 26/09/12

Local: Escola Municipal Octacílio Negrão de Lima

Público: Estudantes do Ensino Fundamental I

Horário: 8h

 

Grupo de Contadores de Estórias Miguilim em Juiz de Fora: Juiz de Fora acolhe o Museu Casa Guimarães Rosa, de Cordisburgo (MG) que apresentará o espetáculo teatral do Grupo Miguilim sobre a obra de Guimarães Rosa.

Data: 27/09/12

Local: Casa Jovem - Poupança Jovem

Público: Adolescentes atendidos pelo Projeto Poupança Jovem

Horário: 15h

 

Data: 27/09/12

Local: Auditório do instituto Estadual de Educação

Público: alunos Ensino Médio

Horário: 19h

 

Data: 28/09/12

Local: Auditório do instituto Estadual de Educação

Público: alunos Ensino Médio

Horário: 10h

 

 



MAIS SOBRE E-MAIS