Espetáculo australiano abre a primeira edição do Festia

Evento ocupará os galpões da Funarte até domingo

por Carolina Braga 28/09/2012 08:56

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Michael Whiterman/divulgação
Controlled falling project mistura circo, dança e percussão (foto: Michael Whiterman/divulgação)
Um espaço de discussão. É assim que Richard Santana, curador e idealizador do Festival Internacional das Artes (Festia), apresenta o evento que ocupará os galpões da Funarte até domingo. O objetivo é quebrar barreiras geográficas, aproximando o público de manifestações artísticas pouco conhecidas por aqui. 
A Austrália é a convidada do 1º Festia. Alguém conhece a arte feita por lá? “O país é um pouco desconhecido no resto do mundo”, concorda Richard. O curador pesquisou in loco as tendências dos palcos de lá e convidou três montagens para a programação brasileira.
“Percebi que o ponto fundamental das artes cênicas australianas é teatro físico, teatro-dança e artes circenses. Essas são as bases”, explica Richard. Controlled falling project abre o Festia. A criação do grupo ThisSideUp Acrobatics foi idealizada em colaboração com Robin Laurie, referência nas artes circenses australianas. A montagem combina teatro, circo, linguagem de palhaço, dança e percussão.
Amanhã e domingo, entram em cartaz duas peças dirigidas por Carlos Gomes, brasileiro radicado na Austrália. Sanctus – The ultimate miracle conta com elenco misto, enquanto Trilogia de Alice reúne atores brasileiros. 
“O teatro australiano tem expressão corporal muito bem marcada em cena. Isso é tão fundamental que faz com que a peça apresente uma linguagem universal”, conclui Richard Santana. 
 
MEMÓRIA VIVA
Além de espetáculos, o Festia presta homenagem ao diretor mineiro Carlos Rocha. Um dos galpões da Funarte será ocupado pela exposição fotográfica Cenas de uma trajetória artística, com imagens de espetáculos dirigidos por Carlão. Com 40 anos de carreira, ele é um dos idealizadores do Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte (FIT-BH).
 
PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira
19h30: Controlled falling project. Com ThisSideUp Acrobatics (Austrália)
Sábado
16h: Controlled falling project
18h: Sanctus – The ultimate miracle (Austrália/Brasil)
20h: Trilogia de Alice (Austrália/Brasil)
Domingo
11h: Controlled falling project
16h: Sanctus – The ultimate miracle
18h: Trilogia de Alice
Funarte MG. Rua Januária, 68, Floresta, (31) 3213-3084. Entrada franca. 


VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE E-MAIS