Lamounier Lucas apresenta a exposição O Banquete

Mosta está em cartaz no Centro Cultural UFMG

18/09/2012 09:07

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Cristiano Xavier/divulgação
Calangos %u201Cgourmet%u201D: criação de Lamounier Lucas (foto: Cristiano Xavier/divulgação)
 
Convenções sociais e a alienação em contraposição à realidade. Esses elementos dão o tom da exposição O banquete, do artista plástico Lamounier Lucas, em cartaz no Centro Cultural UFMG. A ironia é uma das matérias-primas dessa mostra: o culto ao universo gourmet surge ao lado da escassez de alimentos; a superoferta de artigos de luxo convive com o mundo inacessível do consumismo.
Lamounier aborda temas como a rigidez das regras sociais, códigos rígidos de conduta e o pertencimento. Lança mão de videoinstalação, cerâmica e serigrafia ao lado de pratos, marmitas e copos de vidro para construir seus trabalhos.
A instalação Vestígios, por exemplo, traz convidados que compartilham um banquete. Réplicas de cerâmica dos mesmos pratos, talheres e taças servem de aparato para a projeção. Pour mémoire reúne livro-objeto, projeção de fotos e de áudio reproduzindo receitas da culinária francesa. Ingredientes chiques dão lugar a calangos, que matam a fome de miseráveis nas áreas mais pobres do Brasil.
Já Buis de bouc, com pratos revestidos com pele de bucho de boi, remete ao solo das regiões do semiárido do país.
O BANQUETE
De Lamounier Lucas. Centro Cultural UFMG, Avenida Santos Dumont, 174, Centro. De segunda a sexta-feira, das 10h às 21h; sábado e domingo, das 10h às 18h. Até 18 de outubro.


MAIS SOBRE E-MAIS