Mostra de Tales Bedeschi denuncia interferências negativas na cidade

Exposição está em carataz na Galeria de Arte Copasa até 7 de outubro

por Sérgio Rodrigo Reis 17/09/2012 09:19

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Tales Bedeschi/Divulgação
(foto: Tales Bedeschi/Divulgação )
 
O artista plástico Tales Bedeschi, ao observar os efeitos do paredão de prédios construído na região do Belvedere, em Belo Horizonte, espaço antes ocupado pelas montanhas e pelo céu, resolveu usar a arte para questionar. O seu incômodo maior foi em relação ao impacto dos prédios no clima da cidade, pois passaram a impedir uma circulação natural dos ventos, até então existentes na capital, com consequente aumento da temperatura e poluição. “Como a ação de um grupo de empresários modifica a vida de uma cidade inteira?”, questionou. 
A indignação resultou numa série de intervenções urbanas, que, em seguida, o inspiraram na criação de xilografias, a base da exposição Horizonte. A mostra, atualmente na Galeria de Arte Copasa, apresenta gravuras que sintetizam sua pesquisa visual sobre as mudanças ocorridas na paisagem, tendo a cidade como protagonista.
A pesquisa é mais ampla. “A reflexão maior é sobre quem desenha a cidade em que moro. Preocupo-me com isso. Fico olhando para a paisagem, para suas transformações e me perguntando: quem a desenha?” Nem sempre ele encontra respostas prontas, mas as indagações estão levando-o a pensar nessas transformações para a realização de seu trabalho plástico. “Minha proposta visa a despertar a sensibilidade das pessoas para observar o cotidiano e a paisagem urbana.”
Além de fazer mestrado na Escola de Belas Artes da UFMG, cursa licenciatura em dança. Na mesma instituição, também se graduou em gravura e em artes visuais. Como artista plástico participou de exposições no Brasil, Cuba, Estados Unidos e Uruguai e atua frente a coletivos de artistas como o Kaza Vazia e o Programa de Interferência Ambiental (PIA). 
 
Horizontes
Exposição do artista plástico Tales Bedeschi, na Galeria de Arte Copasa, Rua Mar de Espanha, 525, Santo Antônio. Diariamente, das 8h às 19h, até 7 de outubro. 
 


MAIS SOBRE E-MAIS