Livro A estrada que não sabe nada é lançado neste sábado em BH

Ana Flávia Baldisserotto e Maria Helena Bernardes escreveram obra em 2006

por Sérgio Rodrigo Reis 15/09/2012 07:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Confraria do Vento/Reprodução
(foto: Confraria do Vento/Reprodução )
As artistas plásticas gaúchas Ana Flávia Baldisserotto e Maria Helena Bernardes resolveram, há seis anos, se enveredar numa aventura. Acostumadas ao cotidiano confortável, naquele instante optaram por sair em busca de um lugar desconhecido, onde pudessem vivenciar novas experiências antropológicas. Caminharam sem rumo até que chegaram à Eldorado do Sul, uma cidade dormitório vizinha, com hábitos bem peculiares. “Nos despertou o fato de todas as ruas terminarem num campo e de ainda existir ali um código rural bem diferente da realidade da capital gaúcha”, explica Maria Helena. Ali começou a pesquisa do livro A estrada que não sabe nada, que será lançado neste sábado às 11h em BH, no Instituto Undió.
Escrito pelas artistas em setembro de 2006, a obra relata a investigação realizada junto às comunidades e paisagens do Delta do Jacuí, complexo de águas, ilhas e banhados adjacentes à capital gaúcha, mas ainda pouco explorado pelos porto-alegrenses. Além de imagens da paisagem até então pouco explorada, ele relata histórias de vida daqueles habitantes. A publicação integra um projeto mais amplo realizado pela Editora Confraria do Vento. Trata-se do 11º volume da série Documento Areal, criado em 2000, com o objetivo de explorar a paisagem do sul. 
Nos últimos seis anos, as artistas se envolveram não só com aquela paisagem, como também com hábitos e pelas pessoas do lugar. A experiência foi, pouco a pouco, transformada em arte, numa história ilustrada, vendida em capítulos para assinantes, que a recebiam por e-mail. 
O livro A estrada que não sabe nada reúne a produção realizada em quatro anos. “Buscamos um lugar em que nada nos afetasse para que nos possibilitasse esse desejo de abertura para encontrar e apresentar coisas novas. Ficamos muito envolvidos por aquela realidade”, diz Maria Helena. 
 
A estrada que não sabe nada
Lançamento do livro das artistas plásticas gaúchas Ana Flávia Baldisserotto e Maria Helena Bernardes. Hoje, das 11h às 14h, na Loja Nada do Instituto Undió (Rua Padre Belchior, 272, Centro). Informações: (31) 3244-0363 e www.institutoundio.org 


MAIS SOBRE E-MAIS