Revista capitaneada por Dudude reúne observações multidisciplinares sobre função da imagem

Publicação é dedicada a Marcello Castilho Avellar, crítico do Estado de Minas falecido em 2011

por Carolina Braga 29/08/2012 10:31

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Guto Muniz/divulgação
Esta noite, a coreógrafa e performer Dudude lança a revista Ideias de imagem (foto: Guto Muniz/divulgação)
 
Artista de dança, como gosta de ser chamada, Dudude não tem dúvidas do quão frutífero tem sido este ano. “Todos os projetos coincidiram”, diz. A comemoração das quatro décadas de carreira da coreógrafa teve espetáculo (A projetista) e lançamento de livro (Caderno de notações). Agora, uma revista capitaneada por ela chega à praça. 

Ideias de imagem reúne artigos e devaneios de 30 colaboradores que participaram do projeto Ciclo de confluências – Ideias de imagem. Promovido por Dudude e Isabel Stewart, em 2009, o encontro contou com profissionais de diferentes áreas, como gastronomia, filosofia, moda, medicina, fotografia e dança. Objetivo: discutir o papel das imagens para a sociedade contemporânea. 

“Aí está o grande barato: você aprender com o diferente. Ter a condição de perceber o mundo em que estamos. Compartilhamos o mesmo tempo, por que não compartilhar em ideias também? O ciclo proporciona isso. O charme vem do fato de ele ser construído por pessoas que dançam”, diz a bailarina, coreógrafa e improvisadora. 

Segundo ela, característica comum às colaborações é a liberdade. “Todos se colocaram em termos de desenho, prosa ou poesia, por exemplo. Ficou muito bom, porque alguns colaboradores usaram as anotações feitas durante o evento”, conta. O livro-revista é bilíngue (português e castelhano). “Fizemos assim por puro deleite e devaneio. Para que possamos passear entre uma língua e outra”, conclui Dudude. 

A revista Ideias de imagem é dedicada à memória de Marcello Castilho Avellar, crítico do Estado de Minas que morreu em novembro do ano passado. Marcello desempenhou o papel de observador durante o Ciclo de confluências. Suas impressões estão registradas em um dos artigos. 

REVISTA IDEIAS DE IMAGEM
Lançamento em 29 de agosto, quarta-feira, às 19h30. Centro de Arte Savassi, 
Avenida do Contorno, 6.399, Savassi. Exemplares serão distribuídos gratuitamente. 



MAIS SOBRE E-MAIS