Escritor e jornalista Nelson Rodrigues faria 100 anos nesta quinta

Centenário do cronista repercute nas redes sociais

por Correio Braziliense 23/08/2012 17:06

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Reprodução de internet
(foto: Reprodução de internet)

O centenário do nascimento de Nelson Rodrigues, nesta quinta-feira, 23, tem sido bastante comentado nas redes sociais e está entre os principais assuntos no Twitter. Pernambucano que se mudou para o Rio de Janeiro quando ainda era criança, o escritor de muitos talentos começou a vida profissional como jornalista e estreou no teatro, com a peça Mulher sem pecado, em 1941. Dois anos depois escreveu Vestido de noiva, peça conduzida em três planos - alucinação, memória e realidade - que se tornou um enorme sucesso, em público e crítica. O espetáculo é percebido hoje como um divisor de águas no teatro brasileiro, tanto pelo texto quanto pela montagem do polonês Zbigniew Ziembinski. Nelson iniciou a carreira jornalística em 29 de dezembro de 1925, com apenas treze anos de idade, como repórter de polícia. Ele deixava os colegas surpresos com a capacidade de dramatizar pequenos acontecimentos. Descrevia muito bem pactos de morte entre jovens namorados, frequentes na época.

Em homenagem ao escritor, o Diário de Pernambuco fez um perfil no Facebook com os principais fatos de sua vida, veja!

Na televisão, as histórias de Nelson Rodrigues serviram de inspiração para O homem proibido, novela exibida em 1982, e para minisséries como Engraçadinha: Seus amores e seus pecados, de 1995. Em A vida como ela é..., diversos contos do escritor foram adaptados em 40 episódios exibidos no Fantástico (Globo), em 1996. Marcos Palmeira, Malu Mader, Tony Ramos, Tarcísio Meira, Débora Bloch e Maitê Proença, entre outros atores, participaram do especial. A série está sendo relançada em DVD duplo pela Globo Marcas. Uma das melhores atrações do DVD é uma entrevista histórica, feita por Otto Lara Resende, com Nelson Rodrigues. O dramaturgo morreu vítima de trombose e insuficiência cardíaca e respiratória em 21 de dezembro de 1980.

Confira algumas das frases dedicadas a Nelson Rodrigues nos perfis de famosos no Twitter

MV Bill @mvbill

"O que atrapalha o brasileiro é o próprio brasileiro. Que brasil formidável seria se o brasileiro gostasse do brasileiro." Nelson Rodrigues

Ivete Sangalo @ivetesangalo

O pudor é a mais afrodisíaca das virtudes. Nelson Rodrigues Viva Nelson Rodrigues!

Ana Maria Braga @ana_maria_braga

"As grandes convivências estão a um milímetro do tédio" - Nelson Rodrigues #100vezesNelson

Hebe Camargo @hebeoficial

Todo amor é eterno. Se não é eterno, não era amor. Nelson Rodrigues #100vezesNelson

Aguinaldo Silva @aguinaldaosilva

Frase de Nelson Rodrigues: "o tarado é um cidadão normal pêgo em flagrante".

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE E-MAIS