Sempre um Papo recebe Fábio de Sá Cesnik

Autor indica meios de financiamento da cultura no livro Cesnik indica meios de financiamento da cultura

por Carlos Herculano Lopes 06/08/2012 09:39

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
André Brant/Reprodução
(foto: André Brant/Reprodução )
Professor na área de incentivos fiscais à cultura na Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas (FGV) e na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), o advogado Fábio de Sá Cesnik conversa com o público e lança nesta segunda-feira, em Belo Horizonte, seu Guia do incentivo à cultura (Editora Manole, 383 páginas). Será às 19h30, no Teatro João Ceschiatti, do Palácio das Artes.
Como novidade, o livro, que chega na terceira edição revisada e ampliada pelo autor, traz as últimas alterações da Lei Rouanet, a partir da inclusão do sistema eletrônico de envio de projetos (Saliweb), e das recentes normatizações no campo audiovisual estabelecidas pela Ancine (Agência Nacional do Cinema). 
De acordo com o autor, que é bacharel em direito e ciências jurídicas pela USP e foi coautor dos livros Projetos culturais: elaboração, administração, aspectos legais e busca de patrocínio e Globalização da cultura, o Guia de incentivo analisa a Lei do ICMS de São Paulo, com o que ela tem de novo, e apresenta alguma sugestões relacionadas à nem sempre fácil tarefa de captar recursos.
Entre os questionamentos apresentados por Cesnik, que há anos vem trabalhando o tema, ele diz que não considera acertadas as críticas que os produtores culturais sempre fazem a respeito das verbas da cultura, que estariam nas mãos da iniciativa privada. “O envolvimento entre o ente privado e o governo nas relações com os produtores culturais e artistas criou uma profissionalização do mercado”, afirma.
Ainda segundo ele, artistas e produtores culturais brasileiros caminham para alcançar essta profissionalização. Só depende, para isso, que aprendam a utilizar um diálogo moderno, no qual ambas as partes de entendam. 


MAIS SOBRE E-MAIS