Festival Saci dedicado às crianças traz teatro, cinema, música e até moda

Programação vai até o dia 22 de julho

por Carolina Braga 13/07/2012 09:06

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
João Caldas/Divulgação
O príncipe da Dinamarca, da companhia Vagalum Tum Tum, apresenta Hamlet para as crianças (foto: João Caldas/Divulgação)
 
A julgar pela programação do primeiro fim de semana do Saci, dedicado à criançada em férias, o festival também tem muito o que oferecer a pais, mães, avós e tios, enfim, para a família inteira. Deste sábado até o dia 22, estão previstas atividades como intervenção de moda com assinatura de Ronaldo Fraga, no Parque Municipal, oficinas de jogos digitais, shows e espetáculos teatrais. Eis uma boa oportunidade para quem procura algo diferente para fazer na companhia dos pequeninos. 
Na grade das artes cênicas, por exemplo, o que não falta são clássicos, sejam aqueles originalmente feitos para crianças, como Os três porquinhos, ou adaptados. É o caso da aguardada atração de abertura. Será apresentada pela primeira vez em Belo Horizonte a montagem da companhia Vagalum Tum Tum de São Paulo, O príncipe da Dinamarca, uma versão para crianças de uma das peças mais densas de William Shakespeare, Hamlet. 
O charme do espetáculo está no uso da linguagem do palhaço para contar os dramas do jovem herdeiro do trono envolvido nos dilemas do ser ou não ser. “Vi em Hamlet a oportunidade de falar sobre assuntos que parecem tabu para criança. A peça trata de morte e de vingança, que são sentimentos muito ruins”, comenta o diretor Angelo Brandini. Para lidar com esse desafio, o diretor usou – e abusou – do humor. Para se ter uma ideia, são caveiras que contam a história do príncipe Hamlet. No domingo, a Fabulosa Cia de Bonecos apresenta João e o pé de feijão. 
A programação cinematográfica do Saci é composta principalmente por curtas-metragens nacionais de animação. Ao todo serão exibidos, com entrada gratuita, 13 trabalhos, recomendados para crianças a partir de 3 anos. 
 
VESTIDO DE SONHO
Amanhã, das 10h às 13h, Ronaldo Fraga coordena a intervenção artística nos arredores do coreto do Parque Municipal Renné Gianetti (Avenida Afonso Pena, 1.734, Centro). Ele foi convidado a preparar uma coleção especial com a ajuda da criançada. Cultura brasileira, história e estórias serão contadas em linhas e tecidos. É de graça! 
 
CONFIRA
Teatro
Oi Futuro Klauss Viana (Av. Afonso Pena, 4001, Mangabeiras) 
Ingressos: R$ 16 (inteira) 
e R$ 8 (meia-entrada)
>> Sábado, às 17h, O príncipe da Dinamarca, com Vagalum Tum Tum (São Paulo)
>> Domingo, às 11h, João e o pé de feijão, com Fabulosa Cia. de Bonecos (Belo Horizonte)
Cinema
Sala Multiespaço Oi Futuro 
Entrada franca
>>Programação sábadoe domingo, às 15h
Programação completa no www.festivalsaci.com.br 


MAIS SOBRE E-MAIS