Cidadão do mundo

por Thaís Pacheco 07/07/2012 10:47

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Juarez Dias Costa/divulgação
Bicicletas são fonte de inspiração para Juarez Dias Costa (foto: Juarez Dias Costa/divulgação)

O pintor Juarez Dias Costa abre exposição hoje, na Casa Lima D’Artes, mostrando 10 óleos sobre tela que expressam o momento de transição experimentado por ele. “Tem o quadro dos músicos, o último que pintei com esse tema. Aí vieram as bicicletas, que chamei de Quando a bicicleta passa o mundo para. Agora, começam a entrar os gatos”, avisa Juarez.
 
O artista conta que os temas vão se sobrepondo em seu trabalho. “Quando começo a pintar e acho que está muito burocrático, passo até dois meses só desenhando antes de voltar a produzir. O tempo também é necessidade de mudança”, explica.
Formado em desenho industrial, publicidade e propaganda, Juarez dirigiu três curtas-metragens. Mas ele vê tudo isso como atividade paralela. Seu foco é a pintura. “Trabalhei 10 anos na Cemig. Resolvi chutar o balde e passei a pintar.
 
Em 1997, recebi convite para expor em Barcelona. Era para ficar um mês e acabei nove meses lá, só pintando”, lembra. Com o dinheiro de sua arte, comprou um apartamento na cidade catalã.
 
Bom mineiro, Juarez é oficialmente morador de Belo Horizonte. De tempos em tempos, passa temporadas na Alemanha e na Espanha. Suas obras são enviadas de Barcelona para vários países europeus, como Bélgica, Portugal e Alemanha. O objetivo dele é fazer ao menos uma exposição anual em Belo Horizonte e em São Paulo. 
 
JUAREZ DIAS COSTA
Casa Lima D’Artes. Rua Lima Duarte, 86, Carlos Prates. A exposição será aberta hoje, das 11h às 16h. Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 14h. Até dia 23. Informações: (31) d3462-4324. 


MAIS SOBRE E-MAIS