Quaderna traz suas conchambranças ao Teatro Alterosa

Espetáculo é dirigido pela atriz Inez Viana

por Ailton Magioli 04/05/2012 07:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Cabera/Divulgação
Leonardo Brício interpreta o famoso personagem de Ariano Suassuna (foto: Cabera/Divulgação)
 
Autoproclamado “Rei do Quinto Império e do Quinto Naipe, Profeta da Igreja Católico-Sertaneja e pretendente ao trono do Império do Brasil”, dom Pedro Dinis Ferreira-Quaderna, narrador do célebre romance A Pedra do Reino, do paraibano Ariano Suassuna, está de volta aos palcos.
Dirigida pela atriz Inez Viana, a montagem carioca As conchambranças de Quaderna é protagonizada por Leonardo Brício. “Como as peças de Suassuna costumam ter dramaturgia repetitiva, os personagens acabam sendo o somatório de outras criações dele”, explica o ator. Quaderna é um misto de Chicó e João Grilo, heróis do Auto da Compadecida, diz ele. 
O ator diz que é um prazer atuar sob o comando da companheira de geração Inez Viana. “É incrível trabalhar com uma diretora que é boa atriz”, elogia. Em sua oitava experiência na função, Inez comemora o fato de ter recebido o “presente” do próprio Suassuna, que lhe recomendou montar esse texto inédito. “Até então, As conchambranças de Quaderna só havia sido encenada por um grupo amador do Recife. O importante em Suassuna é a atemporalidade. Daí o fato de ele ser genial”, afirma ela.
Em As conchambranças..., Ariano apresenta um Quaderna diferente do personagem do romance. “No teatro, ele é mais quengo, mais astuto e menos angustiado que o do livro”, compara. Segundo ela, Brício está brilhante na pele do protagonista.
Em cartaz há dois anos, o espetáculo reúne atores de várias partes do país, inclusive os mineiros Iano Salomão (de Leopoldina, na Zona da Mata) e Diogo Camargos (de BH). “Artistas do Rio Grande do Norte e da Paraíba contribuíram para que a gente fugisse do estereótipo do nordestino”, repara Leonardo Brício.
O espetáculo chega a BH depois de passar pelo Rio Grande do Sul, Ceará, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraíba – onde Ariano Suassuna assistiu à montagem pela primeira vez.
 
AS CONCHAMBRANÇAS DE QUADERNA 
Amanhã, às 21h, e domingo, às 19h. Teatro Alterosa, Avenida Assis Chateaubriand, 499, Floresta. Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). Informações: (31) 3237-6611. 


MAIS SOBRE E-MAIS