Orquestra ao vivo acompanha clássico de Charlie Chaplin na Praça da Estação

Filme O Garoto abre programação gratuita de cinema a céu aberto que, até o dia 26, vai exibir longas e curtas-metragem

por Estado de Minas 16/08/2017 18:28

Quando Carlitos surgir na tela montada na Praça da Estação em Belo Horizonte, a Orquestra de Câmara Sesiminas vai estar a postos para executar, ao vivo, clássicos de Puccini, Dvorák, Strauss e Carlos Gomes, que compõem a trilha sonora criada especialmente para esta sessão de O garoto. A exibição  do longa de 1921, na terça-feira (22/8) abre a Mostra Clássicos na Praça, parte da programação da Max - Minas Gerais Audiovisual Expo, com curadoria de Mostra Cine BH, evento simultâneo na capital.

A programação da mostra de clássicos inclui também os filmes Janela Indiscreta (Alfred Hitchcock, 1954), Blade Runner – O Caçador de Androides (Ridley Scott, 1982) e O Menino Maluquinho – O Filme (Helvécio Ratton, 1995). Além dos longas-metragens clássicos, serão exibidos ainda curtas relevantes para o desenvolvimento da linguagem audiovisual no estado, desde A Velha a Fiar de Humberto Mauro, lançado em 1964, até as produções mais recentes dos premiados cineastas mineiros Ana Carolina Soares, André Novais e Rafael Conde.

Veja a programação completa da Mostra Clássicos na Praça

22 AGO – TERÇA | 19h - ABERTURA | CINE-CONCERTO
O GAROTO (1921, longa-metragem), de Charles Chaplin
É um exemplo de uma das obras-primas de um artista maior, Charles Chaplin, ator e diretor que se tornou emblema do cinema, arte radical e popular. O Garoto é um de seus filmes mais famosos, marcado profundamente por um estilo que conjuga inventividade, emoção e beleza. O filme inaugura a programação e a exibição será acompanhada de um Cine-Concerto, com a trilha sonora executada ao vivo pela Orquestra de Câmara Sesiminas.

CINE-CONCERTO DA ORQUESTRA DE CÂMARA SESIMINAS
A trilha sonora criada especialmente para o evento proporcionará ao público uma experiência única de som e imagem. A Orquestra, que completou 30 anos de atividades no ano passado, traz um pouco da sua história, utilizando algumas das mais belas obras que compõem seu repertório como fundo musical do grande clássico de Chaplin, sob a regência de Felipe Magalhães.

Programa
    •    Giacomo Puccini – I Crisantemi
    •    Karl Jenkins – Palladio, 1º mov
    •    Alberto Nepomuceno – Suite Antiga, 1º mov (minueto)
    •    Edvard Grieg – Duas Canções Elegíacas, 2º mov (A Última Primavera) / Suite Holberg, 2º mov (sarabanda)
    •    Johannes Brahms – Dança Húngara nº5 / arranjo: Eliseu Barros
    •    Leroy Anderson – Plink, Plank, Plunk / arranjo: William Zinn
    •    Antonin Dvorák – Serenata para cordas, 2º mov
    •    Edward Elgar – Serenata para cordas, 1º mov
    •    Johann Strauss Jr. – Pizzicato Polka
    •    Vasily Kalinnikov – Serenata para cordas em sol menor
    •    Antônio Carlos Gomes – Sonata para cordas, 4º mov (Burrico de Pau)

Orquestra de Câmara Sesiminas - Fundada com o objetivo de garantir o acesso ao repertório camerístico de qualidade ao trabalhador da indústria mineira e seus dependentes, a Orquestra já conta com mais de 1.100 concertos realizados em locais que vão de pátios de fábricas, passando por hospitais e escolas, chegando às melhores salas de concertos não só da capital, mas também do interior de Minas. Em sua trajetória, a Orquestra de Câmara Sesiminas pode atuar junto a solistas renomados como Nelson Freire, Antônio Menezes, Arthur Moreira Lima e Duo Assad. No campo da música popular, artistas como Milton Nascimento, Vander Lee, Maria Gadu, Diogo Nogueira, e grupos como Skank e Jota Quest também puderam integrar sua rica programação.

23 AGO – QUARTA | 19h30
ESTADO ITINERANTE (2016, curta-metragem), de Ana Carolina Soares. Sinopse: Vivi quer escapar de uma relação opressora. Em período de experiência como cobradora de ônibus, ela trabalha desejando não voltar para casa. A semana passa rápido, entre as paradas no ponto final e o itinerário os encontros com outras cobradoras fortalecem a mulher trabalhadora e seu desejo de fuga. Logo é final de semana e o centro de Belo Horizonte já não parece tão longe do bairro Boa Vista.
ELES VIVEM (1989, longa-metragem), de John Carpenter - Mistura de ação e ficção científica, divertida alegoria sobre o poder da mídia e da publicidade, com uma crítica feroz à manipulação de informação. Dialoga com a temática "cinema de urgência", ao mesmo tempo, em que é uma aventura cheia de reviravoltas, brigas e tudo mais que chama atenção de todo tipo de público. Filme muito popular nos anos 1980 e 1990.

24 AGO – QUINTA |19h30
FANTASMAS (2011, curta-metragem), de André Novais - Filme mineiro que colocou em evidência a produção da cidade de Contagem num filme inventivo e simples, que até hoje perturba o espectador.
JANELA INDISCRETA (1954, longa-metragem), de Alfred Hitchcock - Um dos filmes mais famosos do diretor de cinema mais conhecido de todos os tempos, Alfred Hitchcock. A história de suspense e humor tem uma força que não envelheceu, além de ser o modelo perfeito de filme popular e também um dos exemplos mais interessantes de radicalidade experimental dentro do cinema industrial de Hollywood. É ainda uma metáfora sobre o próprio cinema, com o personagem de perna quebrada que bisbilhota os vizinhos do prédio em frente.

25 AGO – SEXTA | 19h30
A HORA VAGABUNDA (1998, curta-metragem), de Rafael Conde - Filme essencial nos anos 1990, explora com picardia os espaços urbanos mais conhecidos de Belo Horizonte.
BLADE RUNNER – O CAÇADOR DE ANDROIDES (1982, longa-metragem), de Ridley Scott - Clássico absoluto da ficção científica, de exuberância estilística e influência na cultura pop, o filme serviu de inspiração a diversos filmes sobre um futuro distópico.

26 AGO – SÁBADO | 18h
A VELHA A FIAR (1964, curta-metragem), de Humberto Mauro - Do pioneiro e nosso cineasta maior Humberto Mauro, é um dos mais importantes filmes do país, baseado em canção popular tocada em versão do Trio Irakitan.%u200B%u200B
MENINO MALUQUINHO – O FILME (1995, longa-metragem), de Helvécio Ratton - Sessão para toda família, o filme é um clássico do cinema infanto-juvenil brasileiro. Baseado na obra de Ziraldo e grande sucesso nos cinemas num período em que poucos títulos do país atraíam tantos espectadores às salas. Menino Maluquinho – O Filme é uma produção do Grupo Novo de Cinema e TV.

MAIS SOBRE CINEMA