Cine Ceará abre mostra competitiva neste sábado

Longa mineiro Corpo elétrico, de Marcelo Caetano, está na disputa pelos troféus Mucuripe

05/08/2017 08:00

Reprodução/Internet
'Corpo Elétrico' conta a história de um jovem gay, nordestino e que está começando a vida adulta em São Paulo (foto: Reprodução/Internet)
Com a exibição do longa Uma mulher fantástica, de Sebastián Lelio, começa oficialmente neste sábado, 5, no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza, a 27ª edição do Cine Ceará – Festival Ibero-americano de cinema. Até sexta-feira, 11, serão exibidos cerca de 100 filmes, entre curtas e longas.

 

Domingo, 6, a programação fica em torno do lançamento de Malasartes e o duelo com a morte, de Paulo Morelli, estrelado por Jesuita Barbosa. Ambos estão na mostra competitiva, que inclui também Ninguém está olhando, de Julia Solomonoff; Santa e Andrés, de Carlos Lechunga, que chega com trajetória de sucesso em festivais internacionais, onde conquistou 11 prêmios;  Pedro sob a cama, de Paulo Pons;  O homem que cuida, de Alejandro Andújar;  e, Últimos dias em Havana, de Fernando Pérez, destaque no Festival de Berlim deste ano, em fevereiro.
 

O Cine Ceará prestará homenagem ao cineasta e diretor de fotografia Walter Carvalho, que confirmou presença. Domingo será também o último dia da Mostra de Cinema Chileno, que integra a programação do festival e começou no início da semana.  Foram exibidos, entre curtas e longas, 16 títulos como A montanha sagrada, de Alejandro Jodorowsky; De quinta a domingo, de Dominga Sotomayor; Como me dá na telha II, de Ignacio Agüero, além de Gloria, de Sebastián Lelio. Toda a programação é gratuita.

 

Os filmes participantes estão distribuídos nas seguintes mostras: Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem, Mostra de Cinema Chileno, Olhar do Ceará, mostras sociais Melhor Idade, Acessibilidade e O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece e Cinema na Praça. Também há Exibições Especiais, entre elas, a do longa Corpo elétrico, do mineiro Marcelo Caetano, no dia 6, seguida de debate com o diretor, e O Caminho das Hortências, de Ronaldo Nunes, no dia 8, ambas no Cinema do Dragão. Os curtas também vão marcam presença. Na Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem, estão 14 produções, com destaque para Vênus – Filó a fadinha Lésbica, do mineiro Sávio Leite, e Mehr licht!, de Mariana Kaufman. Na Mostra Olhar do Ceará participam 23 curtas.

 

Na competitiva de longa-metragem serão agraciados com o troféu Mucuripe os vencedores nas categorias Melhor Filme, Direção, Fotografia, Edição, Roteiro, Som, Trilha Sonora Original, Direção de Arte, Ator e Atriz dos longas. Concorrem ao troféu Mucuripe na competitiva de curtas os eleitos pelo júri nas categorias de Melhor Curta-metragem, Direção, Roteiro e Produção Cearense. O jornalista Rodrigo Fonseca assina a curadoria dos longas junto a Margarita Hernández, coordenadora geral do Cine Ceará, e Wolney Oliveira, diretor do festival. Na curadoria dos curtas estão a professora e cineasta Beatriz Furtado e o cineasta e programador de cinema Salomão Santana.

MAIS SOBRE CINEMA