Homenageado do Cine PE cancela participação no festival

O jornalista Luiz Joaquim afirma que saída se deu por conflito de agenda

por Diário de Pernambuco 06/06/2017 08:42
Lais Telles/Esp DP/D.A Press
Luiz Joaquim era o único pernambucano entre os homenageados pelo festival. (foto: Lais Telles/Esp DP/D.A Press)
O crítico de cinema Luiz Joaquim, que seria um dos homenageados do Cine PE e realizaria no evento uma mostra paralela de filmes, intitulada Espelho Brasileiro, cancelou a participação no festival, programado para o período de 27 de junho a 3 de agosto. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 05, em carta publicada no blog Cinema Escrito. No texto, o jornalista diz que a saída se deve a um conflito de agenda.

''Com a nova data de realização do 21º Cine-PE: Festival do Audiovisual, apontada para acontecer entre 27 de junho e 03 de julho de 2017, estarei impossibilitado de participar da cerimônia de homenagem aos 20 anos (completos no último 28 de maio) de minha carreira profissional por estar previamente comprometido com outra agenda'', descreve Luiz Joaquim na publicação. O jornalista não faz menção aos cineastas que retiraram os filmes da festival por divergência ideológica com a programação. 

Além de Luiz Joaquim, a organização do festival também anunciou anteriormente que iria homenagear os atores Cassia Kiss e Rodrigo Santoro. A nova programação do evento deve ser anunciada nos próximos dias. 
 
Problemas na agenda também inviabilizaram a participação do crítico de cinema Paulo Henrique Silva e do chefe da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Hernani Heffner, convidados para a mostra Espelho Brasileiro, organizada por Luiz Joaquim, e que seria realizada dentro da programação do Cine PE.

''O Espelho brasileiro iria apresentar uma revisão de filmes nacionais realizados na primeira metade da década de 1980, momento em que o País respirava um ar oxigenado pela esperança do retorno à democracia, com o movimento Diretas Já'', descreve Luiz Joaquim, acrescentando que ''a mostra ainda tem todo sentido para acontecer'', embora ainda não tenha previsão de nova data. 

MAIS SOBRE CINEMA