Diretor mineiro protesta contra Temer em Cannes

Após a exibição do curta Nada, Gabriel Martins denunciou a repressão contra os manifestantes em Brasília e dedicou o filme aos trabalhadores e à comunidade negra

por Pedro Galvão 26/05/2017 14:12


Facebook / Reprodução
O curta Nada foi apresentado nesta sexta-feira na mostra Quinzena dos Realizadores (foto: Facebook / Reprodução)
Cannes voltou a ser palco de protestos contra a situação política no Brasil. Nesta sexta-feira (26/5), o diretor mineiro Gabriel Martins discursou contra Michel Temer após a exibição de seu curta Nada durante a Quinzena dos Realizadores, uma das mostras paralelas ao maior festival de cinema no mundo, realizado na França. Gabriel ainda aproveitou para dedicar a exibição do filme à classe trabalhadora e à comunidade negra do Brasil.

 

“Eu gostaria de dizer rapidamente que estou muito feliz de estar aqui e ao mesmo tempo triste, porque continuamos sob um golpe no Brasil e nesta semana nosso presidente ilegítimo escreveu algo para permitir as forças armadas tomarem a cidade de Brasília contra as pessoas que estavam protestando por direitos básicos, então eu gostaria de dedicar essa exibição à toda classe trabalhadora do Brasil, especialmente à comunidade negra”, disse ele após agradecer à organização do evento pelo convite. Confira o vídeo: 

 

 

Não é a primeira vez que Cannes recebe protestos do cinema brasileiro. Em maio do ano passado, a equipe de Aquarius manifestou contra o processo que viria a destituir Dilma Rousseff da presidência. Sônia Braga, outros membros do elenco e o diretor Kleber Mendonça Filho foram ao tapete vermelho com cartazes que diziam “Stop the coup in brazil” (Pare o golpe no Brasil). O filme concorria à Palma de Ouro, principal premiação do festival.

 

Filmado em BH e realizado pela produtora Filmes de Plástico, sediada em Contagem, Nada é um dos três filmes brasileiros selecionados para 70ª edição do Festival de Cannes. O filme conta a história de uma garota sem planos para seu futuro imediato após terminar o ensino médio. A protagonista é interpretada pela rapper MC Clara Lima. Saiba mais.

 

Na quinta-feira (25/5) o longa Gabriel e a Montanha, do carioca Felipe Barbosa ganhou dois prêmios na mostra Semana dos Críticos. O festival começou no dia 17 de maio e se encerra no próximo domingo, 28.

MAIS SOBRE CINEMA