Elenco de 'Estrelas além do tempo' sai vencedor no SAG Awards

Filme sobre matemáticas afro-americanas que ajudaram a Nasa a levar os primeiros homens ao espaço chega ao Brasil nesta quinta-feira (2)

por AFP - Agence France-Presse 30/01/2017 09:17
Fox/Divulgação
Elenco de 'Estrelas além do tempo', vencedor do SAG Awards (foto: Fox/Divulgação)
O filme Estrelas além do tempo venceu no domingo (29) o prêmio de melhor elenco no Screen Actors Guild (SAG) Awards, considerado um termômetro do Oscar.

Com Taraji P. Henson, Octavia Spencer e Janelle Monae, narrativa venceu na categoria desempenho extraordinário de um elenco em um filme, o principal do SAG Awards.

O prêmio para o filme de Theodore Melfi, que narra a história das matemáticas afro-americanas que ajudaram a Nasa a levar os primeiros homens ao espaço, foi uma surpresa. Muitos apostavam na vitória de Manchester à beira-mar, de Kenneth Lonergan.

Os outros indicados na categoria eram Moonlight, Capitão Fantástico e Um limite entre nós.

Denzel Washington, de Um limite entre nós, desbancou Casey Affleck, protagonista de Manchester, e levou o prêmio de melhor ator.

Washington, 62 anos, que já venceu dois Oscars, superou ainda Andrew Garfield (Até o último homem), Viggo Mortensen (Capitão Fantástico) e Ryan Gosling (La La Land).

Na categoria melhor atriz, Emma Stone (La La Land) foi a vencedora.

Os prêmios de coadjuvantes foram atribuídos a Mahershala Ali por Moonlight e Viola Davis por Um limite entre nós.

Ali, 42 anos, conhecido pela série House of cards, fez um discurso emocionado sobre a necessidade de apoiar os marginalizados.

"Acredito que o que aprendi trabalhando em Moonlight é que vemos o que acontece quando perseguimos as pessoas: elas se voltam para si mesmas", disse Ali, um muçulmano filho de uma cristã, sem conter as lágrimas.

Nas categorias de televisão, The crown levou dois prêmios: melhor atriz e ator de série dramática, para Claire Foy e John Lithgow.

Stranger things e Orange is the new black venceram nas categorias de melhor elenco, de série dramática e de comédia, respectivamente.  

Nas categorias de interpretação de comédia, os vencedores foram Julia Louis-Dreyfus (Veep) e William H. Macy (Shameless).

Bryan Cranston levou o prêmio de melhor ator em filme ou minissérie para TV por All the way, enquanto Sarah Paulson (The People vs. O.J. Simpson) levou o prêmio de interpretação feminina.

A premiação foi marcada por discursos contra o decreto do presidente Donald Trump que suspende temporariamente a entrada nos Estados Unidos de refugiados e cidadãos de sete países de maioria muçulmana

MAIS SOBRE CINEMA