Atriz iraniana boicota cerimônia do Oscar por racismo de Trump

Taraneh Alidoosti declarou que não vai assistir a premiação como protesto ao projeto do presidente contra os imigrantes muçulmanos.

por AFP - Agence France-Presse 26/01/2017 15:53
ANNE-CHRISTINE POUJOULAT/AFP
A atriz protagoniza 'O Apartamento', indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro (foto: ANNE-CHRISTINE POUJOULAT/AFP)
A atriz iraniana Taraneh Alidoosti, que protagoniza O Apartamento, indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro, declarou nesta quinta-feira (26) que vai boicotar a cerimônia de entrega do prêmio em protesto contra o "projeto racista" do presidente Donald Trump contra os imigrantes muçulmanos.

"A proibição de visto para os iranianos é racista. Estando incluída ou não, não asistirei ao #AcademyAwards 2017 como protesto", tuitou a atriz, de 33 anos.

O novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, continua com a sua ofensiva contra imigrantes, e logo deverá assinar um decreto para suspender a entrada de cidadãos de sete países muçulmanos no país, entre eles o Irã, durante un periodo de um mês.

Em uma entrevista à rede de televisão ABC, o presidente declarou que "não se trata de um bloqueio contra muçulmanos, uma vez que se trata de um país com muitos casos de terrorismo".

O Apartamento, dirigido pelo aclamado diretor iraniano Asghar Farhadi, está concorrendo à categoria de "Melhor filme em língua estrangeira".

Farhadi já levou a estatueta na mesma categoria em 2012 por A Separação.

MAIS SOBRE CINEMA