Representante brasileiro no Oscar, 'Pequeno segredo' estreia nesta quinta-feira

Filme de David Schurmann superou Aquarius, gerando grande polêmica em torno da escolha

por Estado de Minas 10/11/2016 08:00

Schurmann Filmes/Divulgação
Errol Schand e Maria Florvivem Robert e Jeanne em Pequeno segedo (foto: Schurmann Filmes/Divulgação)
Até dois meses atrás, ninguém falava sobre Pequeno segredo. Filme de David Schurmann que conta a relação de sua mãe, Heloísa, com Kat, a menina com HIV que sua família adotou ainda na primeira infância, o longa-metragem foi responsável por um verdadeiro Fla-Flu do cinema nacional.

Em 12 de setembro, saiu vencedor entre as 16 produções nacionais que tentavam a vaga brasileira para a disputa do Oscar. O azarão Pequeno segredo bateu o favorito Aquarius, de Kleber Mendonça Filho. Hoje, o longa passa por outro teste: entra em cartaz no circuito nacional. Daí poderemos ver se o filme vai capitalizar com o debate.

Pequeno segredo traz três grandes tramas capitaneadas por mulheres. A principal tem como figuras centrais Kat (Mariana Goulart) e Heloísa (Júlia Lemmertz, também narradora do filme). A menina, entrando na adolescência, convive com uma saúde frágil. O motivo de tantos cuidados médicos será revelado na parte final da trama – a menina, que foi adotada pelo casal Heloísa e Vilfredo (Marcello Antony), é portadora do vírus HIV (esse é o pequeno segredo).

Do outro lado temos o casal Jeanne (Maria Flor, o destaque do elenco) e Robert (o neozelandês Errol Shand). No Norte do país, a brasileira conhece o estrangeiro. Os dois se apaixonam, mas ela sofre um acidente assim que ele termina com ela (iria deixar o Brasil). Quase morre e o casal acaba voltando, se casa e vai viver na Nova Zelândia. Ela acaba engravidando, na mesma época em que conhece os Schurmann, então viajando pelo mundo.

 

Confira os horários de exibição de Pequenos segredos

 

Também na Nova Zelândia vive Bárbara (a irlandesa Fionnula Flanagan) e o marido. A mãe de Robert quer a todo custo que o filho volte para casa. No retorno, a grande surpresa. Ele está casado com uma brasileira. A velha mulher, preconceituosa ao extremo, trata a nora com desprezo.

MAIS SOBRE CINEMA