Filme perdido de Méliès foi encontrado em Praga

por Estado de Minas 12/10/2016 10:30
Praga – Um filme considerado “perdido” do francês Georges Méliès (1861-1938), intitulado Match de prestidigitation e exibido em 1904, no início do cinema mudo, foi encontrado no Arquivo Nacional de Cinema (NFA), em Praga, na República Tcheca.
A fita se encontrava em uma lata presenteada ao NFA por um colecionador tcheco que não quis ser identificado, informou Jana Ulipova, porta-voz do NFA.

“A lata tinha o título As transmutações imperceptíveis, relativa a outra obra de Méliès, mas nosso especialista soube imediatamente que se tratava de outro filme”, explicou Ulipova. “Com base em análise detalhada e pesquisas realizadas em vários lugares, como na Biblioteca Nacional da França, podemos afirmar com certeza que se trata de Match de prestidigitation, considerado perdido.”

Com dois minutos, o filme mostra um mago que vira dois. Eles competem entre si com truques de magia até que, no final, voltam a se reconciliar e a virar um só.

“Em breve, vamos projetar o filme nas salas de cinema, dentro do projeto de exibição do conjunto da obra de Méliès”, afirmou a porta-voz do NFA, cujo acervo tem 22 filmes do cineasta.

O francês é considerado “pai do espetáculo cinematográfico”, inventor de truques que são “antepassados” dos efeitos especiais. Méliès fez 500 fitas de teor fantástico, mas apenas 40% do conjunto de sua obra foi conservado. (AFP)

MAIS SOBRE CINEMA