Morre Gene Wilder, ator que interpretou Willy Wonka

O ator da primeira versão de 'A fantástica Fábrica de Chocolates' faleceu aos 83 anos

por AFP 29/08/2016 17:04
Warner Bros/Reprodução.
O ator caracterizado como Willy Wonka. (foto: Warner Bros/Reprodução.)
O ator Gene Wilder, que interpretou Willy Wonka na versão original do filme "A Fantástica Fábrica de Chocolate", morreu aos 83 anos, nesta segunda-feira (29) - informou a revista Variety.

De acordo com o anúncio de seu sobrinho, Jordan Walker-Pearlman, Wilder morreu por complicações do Mal de Alzheimer em sua casa, em Stamford (Connecticut). O rapaz afirmou que o ator sofria com a doença há três anos e decidiu "guardar segredo" sobre seu estado para "proteger" o sorriso das crianças com quem cruzava. Gene Wilder já havia tratado um linfoma em 2000.

O eterno Willy Wonka foi indicado ao Oscar por seu papel em "Primavera para Hitler" (1968) e como coautor do roteiro de "O jovem Frankstein" (1974) - uma sátira aos filmes de terror da década de 1930 -, ambos filmes de Mel Brooks.

Foi aclamado pela crítica e pelo público por seu papel em "Banzé no Oeste", uma paródia dos filmes de Velho Oeste.

Seu último papel importante foi em uma versão para a televisão do filme "Alice no País das Maravilhas", no final da década de 1990.

"Gene Wilder - um dos verdadeiros grandes talentos do nosso tempo. Ele abençoou cada filme que fez com sua magia e me abençoou com sua amizade", escreveu Brooks no Twitter.

MAIS SOBRE CINEMA