Com polêmicas, começa hoje a 44ª edição do Festival de Cinema de Gramado

Evento homenageia Sonia Braga, Zé do Caixão e a argentina Cecília Roth

por Correio Braziliense 26/08/2016 15:01
Vitrine Filmes/Reprodução
Evento parte da projeção do longa brasileiro 'Aquarius', com Sonia Braga (foto: Vitrine Filmes/Reprodução)
O 44º Festival de Cinema de Gramado terá início hoje, já partindo da projeção do longa brasileiro que tem dado o que falar: Aquarius, de Kleber Mendonça Filho; com Sonia Braga homenageada, de antemão, na Serra Gaúcha. Com ou sem participação na lista prévia do Oscar, o filme estreia nos cinemas, no próximo dia 1º.

Outra celebridade nacional por baixo dos holofotes da sétima arte será Elis Regina, interpretada por Andréia Horta, no longa de ficção assinado por Hugo Prata e, com exibição amanhã, conta com Caco Ciocler no elenco.

Também com fundo verídico, outro título aguardado será mostrado amanhã: O roubo da taça, de Caíto Ortiz, que tem no elenco Taís Araújo e Mr. Catra.

Para a programação de domingo, o cheiro é de pólvora, com Carolina Dieckmann num longa polêmico e que trata de estupro. O ator argentino Leonardo Sbaraglia também encabeça O silêncio do céu, de Marco Dutra.

Em oito dias de exibições, será possível ainda curtir afinidades e diferenças entre os irmanados diretores de cinema Domingos Oliveira (Barata Ribeiro, 716) e Matheus Souza (à frente de Tamo junto). Em comum, os filmes têm a presença, ao menos, recorrente de Sophie Charlotte. Inquietações filosóficas seguramente também virão à tona.

Antes da premiação, no sábado, será possível conferir, entre os longas-metragens, El mate, produção do brasileiro Bruno Kott, que arranja trama criminosa de um sequestro modificado pela interferência de um evangélico.

Além de Sonia Braga, também receberão homenagens no Festival a atriz argentina Cecília Roth e o ator e diretor José Mojica Marins, o Zé do Caixão.

MAIS SOBRE CINEMA