Zé do Caixão será homenageado no Festival de Gramado

O ator e diretor José Mojica Marins receberá o troféu Eduardo Abelin

Correio Braziliense Estado de Minas 11/08/2016 13:24

Aline Arruda/Divulgação
Mojica receberá prêmio em 30 de agosto. (foto: Aline Arruda/Divulgação)
Lembrado sempre pelo icônico personagem Zé do Caixão, o ator e diretor José Mojica Marins, de 80 anos, será um dos homenageados do 44º Festival de Cinema de Gramado.

 

Mojica receberá o troféu Eduardo Abelin, entregue a grandes nomes da área técnica do cinema nacional. O prêmio, que será entregue em 30 de agosto, reverencia o legado de Mojica.

 

Curador do festival, o crítico Rubens Ewald Filho definiu Mojica como uma das personalidades mais "marcantes e fundamentais do cinema brasileiro". O cineasta, ator e roteirista, responsável por títulos como À meia-noite levarei sua alma, Esta noite encarnarei no teu cadáver e O estranho mundo de Zé do Caixão, é o principal nome do gênero terror no cinema brasileiro.

 

Parte da vida de Mojica foi retratada na série Zé do Caixão, produzida e exibida pelo canal pago Space em 2015. O papel principal foi defendindo por Matheus Nachtergaele, bastante elogiado pelo trabalho.

 

No Festival de Gramado, também serão homenageados Sonia Braga (troféu Oscarito), Tony Ramos (troféu Cidade de Gramado) e a atriz argentina Cecilia Roth (Kikito de Cristal).

 

O evento será realizado de 26 de agosto a 3 de setembro.

MAIS SOBRE CINEMA