Sete filmes brasileiros participam de festival na Holanda

Ancine divulga lista de documentários que vão para o Festival Internacional de Documentários de Amsterdã

por Agência Brasil 26/07/2016 13:57
Paula Sacchetta/Divulgação
A diretora Paula Sacchetta transformou uma van em estúdio para circulou por São Paulo e colher depoimentos de mulheres. (foto: Paula Sacchetta/Divulgação)

Sete filmes brasileiros foram selecionados para serem vistos pelos curadores do Festival Internacional de Documentários de Amsterdã (IDFA), na 17ª edição do programa Encontros com o Cinema Brasileiro. A lista foi divulgada pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), responsável, juntamente com o Ministério das Relações Exteriores, pela iniciativa do programa, que tem como objetivo aumentar a visibilidade do cinema brasileiro no mercado internacional.

Ao contrário do que ocorreu em outras edições do Encontros com o Cinema Brasileiro, a equipe do IDFA não virá ao Brasil e assistirá aos filmes na Holanda. Os filmes que forem escolhidos, participarão do festival na capítal holandesa, realizado entre os 16 e 27 de novembro e considerado um dos mais importantes eventos internacionais dedicados ao cinema documental.

Os longas-metragens selecionados são A luta do século, de Sergio Machado; Histórias que o nosso cinema (não) contava, de Fernando Pessoa; Entre os homens de bem, de Caio Cavechini e Carlos Juliano Barros; Imagens do Estado Novo 1937-1945, de Eduardo Escorel; Gente Bonita, de Leon Sampaio; Pedro Osmar, liberdade que se conquista, de Eduardo Consonni e Rodrigo T. Marques, e Precisamos falar do assédio, de Paula Sacchetta.

De acordo com a Ancine, a seleção foi feita a partir dos teasers e das informações fornecidas pelas inscrições no programa. Nas edições anteriores, o Encontros com o Cinema Brasileiro já trouxe ao país curadores de importantes festivais , como os de Cannes, Berlim, Veneza, San Sebastian, Locarno, Sundance (EUA) e Havana.

MAIS SOBRE CINEMA