'Como eu era antes de de você' mostra veia romântica da Daenerys de 'Game of thrones

Atriz Emilia Clarke protagoniza história de amor na linha de 'A culpa é das estrelas'

por Diário de Pernambuco 15/06/2016 09:01

Foto: New Line Cinema/Divulgação
Protagonistas são rostos conhecidos da TV e do cinema (foto: Foto: New Line Cinema/Divulgação)
Filmes românticos com um pano de fundo dramático vez por outra surgem nas telas de cinema, reforçando a quase inevitável relação entre amor e sofrimento. 'Como eu era antes de você', que estreia nesta quinta-feira, 16, é uma daquelas produções com potencial para levar espectadores às lágrimas durante a projeção. Baseado no livro de mesmo nome, da britânica Jojo Moyes, responsável também pelo roteiro da adaptação cinemematográfica, o filme é dirigido pela estreante Thea Sharrock e tem como protagonistas Emilia Clarke (a Daenerys Targaryen de Game of thrones) e Sam Claflin (o Finnick de Jogos vorazes).

Após ser demitida da cafeteria onde trabalhava, a humilde Lou Clark (Clarke) vai em busca de um novo emprego e acaba conseguindo uma vaga para cuidadora de Will Traynor (Claflin), jovem de família rica que ficou tetraplégico após ser atropelado por uma moto. Mostrando inicialmente um comportamento irascível, o rapaz acaba cedendo à simpatia da garota e se torna menos arisco com o decorrer dos dias. E, como é esperado, os dois se apaixonam.

Com alguns minutos de projeção se descobre que uma das intenções dos pais de Will era que a nova pessoa a cuidar do filho contribuísse para demover o jovem da ideia de morte assistida. Bastante ativo e atlético antes do acidente, o jovem sente-se infeliz por conta das limitações físicas.

O longa é competente e não soa excessivamente dramático, a despeito da situação complicada dos protagonistas, que precisam lidar com a questão delicada do direito à morte. Essa tema, porém, pouco abordado na ficção, também não ganha por aqui nenhum aprofundamento. Assim como não existem grandes conflitos ou uma real sensação de dificuldade enfrentada por Will; falta intensidade na atuação. Acrescenta-se a isso o fato do personagem ser rico e contar com recursos o bastante para ter a melhor assistência possível, de cuidados médicos a viagens de lazer.

Já Emilia Clarke consegue convencer melhor, mostrando carisma e uma veia para filmes românticos. Quem é fã de 'Game of thrones' vai achar curioso os momentos em que a atriz contracena com o pai de Will, interpretado por Charles Dance, o Tywin Lannister da série da HBO. Outro rosto conhecido da TV que está por lá é Jenna Coleman, a Clara de Doctor who.

O filme acaba soando limpo demais e idealizado: cenários bonitos, rostos simpáticos, família rica etc. Mas, a despeito disso, tem momentos agradáveis e deve cativar quem gosta de histórias na linha de 'A culpa é das estrelas' (2014), 'Se eu ficar' (2014) e 'Agora e para sempre' (2012). Confira o trailer de 'Como eu era antes de você':

 

 

MAIS SOBRE CINEMA