Febre na internet, trenzinhos dos fofões acrobáticos vão virar documentário

'Rebolão!Mas sua irmã gosta' vai mostrar a cultura de rua por trás dos jovens que conquistaram a internet com vídeos como os do Carreta Furação

por Pedro Galvão 11/04/2016 20:12
Youtube / Reprodução
Fantasiados de Fofão e outros personagens, jovens anônimos viraram sucesso em todo país (foto: Youtube / Reprodução)
Você provavelmente já se deparou nas redes sociais com intrépidas figuras fantasiadas de Fofão, Mickey, Popeye entre outros personagens dos quadrinhos, fazendo todo tipo de acrobacias e passos de dança durante um passeio de trenzinho. O sucesso começou há alguns anos, com os vídeos do chamado “Trenzinho Carreta Furacão”, de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, que logo bombou na internet em todo país, através de gifs e memes.

No entanto, eles não eram os únicos adeptos desse tipo de prática, que muito mais que uma simples brincadeira, é um estilo de vida para muitos jovens de Ribeirão e de outras cidades do interior de São Paulo e Minas Gerais. Apostando nisso, um grupo de estudantes resolveu fazer um documentário contando mais sobre essa estranha cultura de rua.

 “Era uma ideia antiga minha, desde quando descobri que eram vários trenzinhos que faziam isso, além do Carreta Furacão”, explica o diretor e roteirista do documentário Gabriel Mendes Dias, que realizou as filmagens junto com outros colegas do curso de Audiovisual durante seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), na Faculdade Senac, em São Paulo. “Descobrimos que os trenzinhos são como tribos urbanas, vimos que aquilo parecia ser grande e fomos investigar qual a dimensão do fenômeno. Não é só um trenzinho que dá uma volta e pronto, ele se estendia para outra dimensão da vida desses jovens, que não fazem isso por interesse financeiro, mas porque vivem aquilo de verdade, como uma balda, uma festa, enfim, uma cultura de rua mesmo”, explica o diretor.

Depois de três meses de filmagens, a primeira edição foi apresentada e aprovada pela banca, mas o grupo resolveu montar uma nova versão, “mais completa e bem acabada”, segundo ele, para destinar ao público, sem interesse em retorno financeiro. “Ainda não temos previsão de lançamento, mas queremos exibir em Ribeirão Preto, gratuitamente para a população, e depois participar de alguns festivais e mostras de cinema antes de disponibilizar o documentário na íntegra para o público em geral no Youtube”, explica Gabriel.

 O primeiro trailer de ‘Rebolão! Mas sua irmã gosta’ foi divulgado no último domingo. As imagens mostram os preparativos de quem se fantasia para participar dos trenzinhos e algumas das já conhecidas cenas de ação dos envolvidos, confira:

MAIS SOBRE CINEMA