Retrospectiva Varan exibe 45 títulos da escola francesa de documentaristas em BH

Mostra, que acontece entre 17 de março e 10 de abril, ainda recebe quatro convidados direto da França

16/03/2016 19:17

Divulgação
Cena do filme 'Makwayela' de Jean Rouch, que vai abrir a Retrospectiva Varan em BH (foto: Divulgação)
Belo Horizonte vai receber, entre os dias 17 de março a 10 de abril, a Retrospectiva Varan, com 45 títulos do acervo da escola de formação de documentaristas Ateliers Varan. As sessões acontecem no Cine 104 e no Cine Humberto Mauro, e terão entrada gratuita.


Além dos filmes, o Cine 104 vai receber quatro convidados que vão comentar algumas produções. A sessão de abertura trará o filme Makwayela (1978), realizado em Moçambique por Jean Rouch e Jacques d’Arthuys, fundadores de Varan. O documentário terá comentários de Roger Odin, professor e pesquisador da Universidade Paris III.


Já no dia 18 de março, quem comenta a sessão do longa A Comissão da Verdade (1999) é o próprio realizador da produção, André Van In, que atua como professor dos Ateliers Varan desde sua fundação. Chantal Roussel, coordenadora dos Ateliers de 1982 a 2010, e o professor e co-curador da mostra, Michel Marie, da Universidade Paris III comentam, por fim, os filmes A Godpassing e Non lieux, ambos exibidos no dia 19 de março.


A ESCOLA Com sede em Paris, a Ateliers Varan foi fundada em 1981 pelos cineastas Jean Rouch e Jacques d'Arthuys. O objetivo principal era formar jovens documentaristas em países que não possuiam produção cinematográfica própria. Mais de mil documentários, de temas e durações variadas, foram realizados desde então.


Retrospectiva Varan
De 17 a 23 de março, no Cine 104, Praça Ruy Barbosa, 104 – Centro
De 1º a 10 de abril, no Cine Humberto Mauro, Avenida Afonso Pena, 1537 – Centro
Entrada Franca
Programação completa: www.balafon.org.br/varan/bh.html

MAIS SOBRE CINEMA