'A grande aposta' fica com o PGA e mostra suas chances no Oscar

Nos últimos cinco anos, todos os filmes que venceram o PGA ganharam o a estatueta da academia

por Carolina Braga 25/01/2016 08:30
Divulgação
Cena do filme 'A grande aposta' (foto: Divulgação)
Se o resultado do Globo de Ouro fez com que as apostas para o Oscar se concentrassem no novo filme do mexicano Alejandro González Iñarritu, a dianteira de O regresso perde força com o resultado do Producers Guild Awards (PGA), divulgado no sábado. A vitória de A grande aposta é sinal de que a próxima edição do Oscar não tem favoritos.

O filme de  Adam McKay mostra a trajetória de homens que perceberam antecipadamente a crise provocada pelo colapso das hipotecas nos Estados Unidos – e lucraram com ela. Estão no elenco Steve Carell, Ryan Gosling, Brad Pitt e Christian Bale (indicado ao Oscar de ator coadjuvante).

Nos últimos cinco anos, todos os filmes que venceram o PGA ganharam o Oscar. Em 2014, houve uma exceção: Gravidade (2014), do mexicano Alfonso Cuaron, e 12 anos de escravidão (2012), de Steve McQueen, empataram. O último se saiu melhor na premiação.

Não se trata de coincidência. Os votantes do sindicato dos produtores são maioria entre os integrantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. No PGA, A grande aposta desbancou Ponte de espiões, Brooklyn, Ex-Machina, Mad Max: estrada da fúria, Perdido em Marte, Sicario e Straight outta Compton.

MAIS SOBRE CINEMA