Mostra de Cinema de Tiradentes chega à 19ª edição com homenagem a Andrea Tonacci

Cineasta foi agraciado com o Troféu Barroco em reconhecimento de sua trajetória

por Thiago Lemos Walter Sebastião 22/01/2016 22:51

Maíra Cabral/EM/DA Press
Cineasta foi apresentado pela produção do evento como mestre e inventor do cinema nacional (foto: Maíra Cabral/EM/DA Press)

Com uma homenagem especial a Andrea Tonacci e a exibição comemorativa do filme “Serras da Desordem”, longa que completa 10 anos do cineasta ítalo-brasileiro, foi aberta na noite desta sexta-feira a 19ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Cerca de 600 pessoas lotaram o Cine-Tenda para acompanhar o tributo a um dos principais nomes do cinema nacional, que foi bastante aplaudido ao fim da cerimônia.

Maíra Cabral/EM/DA Press
(foto: Maíra Cabral/EM/DA Press)

Autor também de trabalhos como "Olho por olho", "Blá, blá, blá" e "Bang-bang", Tonacci foi apresentado pela organização da mostra como mestre e inventor do cinema brasileiro. Ao público, ele disse que fez seus filmes sem imaginar as consequências e que a homenagem foi a forma de ele refletir sobre o resultado de seus trabalhos.O tributo ao cineasta coroa uma década do longa “Serras da Desordem”, que teve sua primeira sessão no Brasil na Mostra de Tiradentes de 2006.

Raquel Hallak, organizadora do evento, disse que a mostra é voltada para o cinema que propõe novas formas de ver e se relacionar com as imagens. Entre os dias 23 e 30 de janeiro, o evento terá exibições diárias de curtas e longas, além de debates. Confira a programação no site www.mostratiradentes.com.br

 

Maíra Cabral/EM/DA Press
Cerca de 600 pessoas acompanharam a abertura da 19ª Mostra de Cinema de Tiradentes (foto: Maíra Cabral/EM/DA Press)

MAIS SOBRE CINEMA