Oscar pode incluir novos indicados depois de boicotes por racismo

Academia estaria inclinada para fazer inclusões em importantes categorias

por Correio Braziliense 22/01/2016 15:06
Divulgação
Imagem do filme 'Creed - Nascidos para lutar' que concorre ao Oscar (foto: Divulgação)
Depois da campanha de boicote ao Oscar liderada pelo diretor Spike Lee, que afirmou não ter interesse em participar do evento devido à ausência de negros nas indicações, muitos atores e atrizes aderiram à mobilização e contagiaram espectadores do mundo inteiro.

Segundo reportagem publicada pelo The New York Times, a Academia de Arte e Ciências Cinematográficas (responsável pela seleção e premiação) se dispõe a fazer alterações em diferentes categorias do prêmio. Não foram divulgadas as possíveis mudanças, nem as categorias, mas a Academia fará uma reunião na terça-feira, 26 para discutir o assunto. Nesta sexta-feira, 22, já foram anunciadas alterações pró-diversidade no método de adesão à entidade, que tornou-se a principal associação de premiação em Hollywood.
 
Críticos opinam que não seria possível uma mudança ainda este ano e que para os próximos, a solução da Academia seria adicionar mais indicados na categoria de Melhor ator ou Melhor Atriz. Outra sugestão levantada é polêmica por si só: colocar uma nova premiação para atores latinos, asiáticos, negros e hispânicos.

MAIS SOBRE CINEMA