DiCaprio e Iñárritu revelam desafio de gravar 'O Regresso'

Segundo o ator, as condições de filmagem no frio canadense foram particularmente duras

por AFP - Agence France-Presse 19/01/2016 10:29

AFP / MARTIN BUREAU
(foto: AFP / MARTIN BUREAU )
O ator Leonardo DiCaprio relatou nesta segunda-feira, em Paris, o desafio que foi gravar o western O Regresso, filme que recebeu 12 indicações para o Oscar. DiCaprio e o diretor mexicano Alejandro González Iñárritu concederam uma entrevista coletiva sobre as gravações do filme, nas montanhas rochosas do Canadá e no sul da Argentina.


"Desde a primeira tomada, após semanas de ensaios, (González Iñárritu) colocou o sarrafo tão alto que depois tivemos que manter um nível nas filmagens que foi incrivelmente desafiador", contou o ator, de 41 anos. DiCaprio interpreta o caçador canadense Hugh Glass, que, na conquista do Oeste, foi enterrado vivo por seus companheiros de caça após ser atacado por um urso, em uma história de vingança e sobrevivência.


A cena do ataque do urso foi descrita por DiCaprio como "uma peça cinematográfica sem precedentes" na história do cinema. Por seu realismo, o espectador "sente literalmente os elementos naturais (...) e vê algo que não deveria estar olhando". González Iñárritu e seu diretor de fotografia, Emmanuel Lubezki, recorrem a imagens computadorizadas (CGI), mas com tal sutileza que fica difícil acreditar que não são reais.


"O pouco que usamos da CGI neste filme foi para tornar a atmosfera mais pesada" e dar mais realismo ao ataque do urso, explicou DiCaprio. O ator não poupou elogios a González Iñárritu: "você quer um diretor que crie uma experiência de filmagem única, que pense em cada quadro do filme, que consegue algo absolutamente autêntico".


O homem e a natureza

 

Segundo o ator, as condições de filmagem no frio canadense foram particularmente duras. "Penso que todos subestimamos o que seria esta experiência. Rodamos em plena natureza, em lugares remotos, em condições climáticas extremas (...), o que fez desta filmagem uma das minhas experiências profissionais mais duras", reconheceu.


"A poesia da paisagem" é, segundo DiCaprio, um elemento fundamental no filme, assim como a capacidade da natureza para tirar a vida do protagonista e também para permitir que sobreviva. O filme aborda o choque de culturas entre o homem branco e as comunidades indígenas, causa de muitos "problemas e de ignorância" em sua interação, segundo González Iñárritu.


O diretor disse que, com O Regresso, quis conseguir "uma experiência de imersão sensorial para que o público possa, literalmente, se fundir fisicamente" na realidade descrita.


Iñárritu, de 52 anos, busca sua segunda estatueta de Melhor Direção, depois de vencer no ano passado com Birdman (ou A Inesperada Virtude da Ignorância). O Regresso disputará o Oscar de Melhor Filme contra A Grande Aposta, Ponte dos Espiões, Brooklyn, Mad Max: Estrada da Fúria, Perdido em Marte, O Quarto de Jack e Spotlight - Segredos Revelados.

MAIS SOBRE CINEMA