Fãs reprovam Monopoly de Star Wars por omitir protagonista feminina

Hashtag #WhereIsRey chegou a ficar entre os assuntos mais comentados do Twitter

por Diário de Pernambuco 06/01/2016 10:39

Hasbro/Divulgação
Hasbro, fabricante do jogo Monopoly, ignora personagem Rey (foto: Hasbro/Divulgação)
O sétimo longa da saga Star Wars no cinema, O despertar da Força, é um sucesso absoluto. Recordista de bilheteria, o filme cativou plateias mundo afora com protagonistas carismáticos e trama com o espírito clássico dos filmes da década de 1980. Seria de imaginar que, com o êxito do filme, a Disney investiria pesado em produtos licenciados, como jogos e bonecos temáticos dos protagonistas. Mas a personagem principal, a sucateira Rey (Daisy Ridley), parece ter sido deixada de lado nos brinquedos.


Nesta semana, fãs da franquia comentaram na internet a ausência de Rey no jogo Monopoly inspirado em Star Wars. "Como assim?! Ela é a PROTAGONISTA do filme!", escreveu uma internauta. Outro ponto criticado foi o menor número de bonecas inspiradas na Rey produzidas, em comparação com outros personagens masculinos. A Hasbro, responsável por Monopoly e pelos brinquedos, afirma que a linha foi criada antes do lançamento do filme, e que a heroína foi deixada de lado para "evitar entregar pontos cruciais da trama que ligam ela à Aliança Rebelde". Após o caso, a empresa também anunciou que incluirá a protagonista nas próximas edições do Monopoly Star Wars.

 

Lançado em dezembro, Star Wars: O Despertar da Força narra eventos ocorridos 30 anos após O retorno de Jedi (1983), quando surge uma nova ameaça contra a paz na galáxia. Dirigido por J.J. Abrams (Star Trek), o filme conta com a volta do trio clássico de protagonistas Luke (Mark Hamill), Han Solo (Harrison Ford) e Leia (Carrie Fisher, além de novos nomes como Rey (Daisy Ridley), Finn (John Boyega) e o vilão Kylo Ren (Adam Driver).

Walt Disney Studios/Motion Pictures/Divulgação
Rey trabalha coletando ferro-velho no planeta Jakku, onde foi abandonada e se envolve com o conflito entre a Resistência e a Primeira Ordem (foto: Walt Disney Studios/Motion Pictures/Divulgação)

MAIS SOBRE CINEMA