Jornal do Vaticano critica novo 'Star wars': ''Megalomaníaco'' e de ''mau gosto''

Para crítico do L' Osservatore Romano, maior pecado de 'O despertar da força' é a denúncia dos sistemas totalitários que existem fora da ficção

por AFP 17/12/2015 18:23

O novo episódio de Star wars é um filme "confuso", que se limita a "imitar as decisões do passado" e que reflete uma "megalomania conceitual", segundo o L' Osservatore Romano, jornal semi-oficial do Vaticano, em edição que será publicada na sexta-feira, 18.

 

Confira o que o Estado de Minas achou de O despertar da força

 

O jornal também critica o fato de que O despertar da força está sujeito às "modas do momento e a um público mais acostumado à tela do computador do que a de salas de cinema".

Disney/Divulgação
Rey (Daisy Ridley) e Finn (John Boyega): com mulher e negro como protagonistas, 'O despertar da força' abre espaço para debates inéditos sobre questões sociais partindo do universo de 'Star wars' (foto: Disney/Divulgação)
Novo Star wars tem méritos contra racismo e machismo; entenda

 

Se a primeira trilogia era "suficientemente sólida" e se beneficiava de um "potencial icônico, inclusive arquétipo", isto "já não existe" no sétimo episódio, que estreou esta semana em meio a uma grande expectativa mundial, analisa Emilio Ranzato, do L' Osservatore Romano.

 

Versão pornô da trilogia também chegou ao Brasil
Disney/Divulgação
Representação do mal no filme é um dos pontos mais criticados por publicação do Vaticano (foto: Disney/Divulgação)
Para o crítico, a história está perdendo seu "alento épico" e o pior do filme seria a "representação do mal".

 
Ao orquestrar uma competição entre os personagens de Darth Vader e o imperador Palpatine, "querem reforçar demais o lado negro, e o resultado é muito ruim", insiste.

Além disso, a referência aos sistemas totalitários existentes é tão "acentuada" que beira o "mau gosto", prossegue.

O despertar da força estreou nesta quinta-feira, 17, em vários países. Seus fãs esperaram por 10 anos um novo episódio da saga criada por George Lucas.

MAIS SOBRE CINEMA