'Me chame de Francisco', um filme sobre a vida do papa nos anos sombrios da Argentina

Filme conta a história do argentino Jorge Mario Bergoglio do início de sua vida sacerdotal até sua eleição ao Trono de Pedro

por AFP - Agence France-Presse 27/11/2015 10:32
Divulgação
Rodrigo de la Serna no papel de Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco (foto: Divulgação)
A vida do papa Francisco durante os anos sombrios da ditadura militar na Argentina (1976-1983) é narrada no filme Chiamatemi Francesco (Me chame de Francisco, em tradução livre), do italiano Daniel Luchetti, que estreia em três de dezembro próximo na Itália.

O filme, de 98 minutos de duração, narra a história do argentino Jorge Mario Bergoglio - do início de sua vida sacerdotal até sua eleição ao Trono de Pedro, em março de 2013, quando ele aparece pela primeira vez no balcão de São Pedro vestido de branco e com uma simples cruz de ferro, dizendo "Boa noite".

A obra conta suas experiências como professor da escola superior, seu namoro, sua passagem ao sacerdócio, sua convicta defesa dos pobres e, sobretudo, suas decisões - algumas muito difíceis. Entre elas, o filme relata sua vivência como padre provincial dos jesuítas argentinos durante os trágicos anos da repressão militar, quando centenas de opositores eram presos, torturados e assassinados nos terríveis "voos da morte".

MAIS SOBRE CINEMA