Com lançamento antecipado no Brasil, capítulo final de 'Jogos Vorazes' lota cinemas

Desde esta quarta-feira, 36 cinemas da Grande BH exibem a última sequência da franquia protagonizada por Jennifer Lawrence

19/11/2015 08:30
Paris Filmes/Divulgação
(foto: Paris Filmes/Divulgação )
O arrasa-quarteirão da temporada já está nos cinemas. Desde ontem, 36 cinemas da Grande BH exibem a última sequência da franquia Jogos vorazes. O Brasil, um dos países que mais levaram pessoas aos cinemas para ver a saga de Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence), antecipou em um dia o lançamento mundial.

A esperança – O final é o único dos quatro longas inspirados na saga da escritora americana Suzanne Collins em 3D (com exceção dos Estados Unidos, que só vai exibir o filme em 2D e Imax). É também o último filme do ator Phillip Seymour-Hoffman e o mais violento deles, garantiu o diretor Francis Lawrence.

Com pouco mais de duas horas de duração, o episódio final mostra Katniss assumindo, pela primeira vez, a figura de líder e símbolo da revolução dos oprimidos contra o presidente Snow (Donald Sutherland), criador dos massacres televisionados como reality shows. Katniss convoca a população a invadir a Capital e iniciar uma guerra contra o vilão. Obstinada em matar Snow, ela e seu grupo enfrentam ciladas mortais e a perseguição de soldados.

No terceiro filme, lançado em 2014, o público conheceu Alma Coin (Julianne Moore), presidente do Distrito 13, que até então era dado como extinto, mas conseguiu sobreviver às ameaças da Capital e se tornou potência nuclear. O local abrigou Katniss e os sobreviventes de seu distrito. Alma Coin transformou a heroína em símbolo de sua luta para tomar o posto de Snow.

Agora, na parte final, a personagem revela sua outra face e faz Katniss se sentir usada, ficando em dúvida sobre quem é o grande vilão da saga: Snow ou Alma. Não menos importante, o campo amoroso também terá seu desfecho, e Katniss se decidirá entre Peeta (Josh Hutcherson) e Gale (Liam Hemsworth).

Katniss deu seu primeiro sinal de heroísmo ao ver a irmã caçula, Primrose (Willow Shields), escolhida para representar seu distrito na 74ª edição dos Jogos vorazes. No fictício país Panem, o presidente Snow organiza anualmente uma batalha sangrenta entre 24 jovens, definidos por sorteio. Cada um dos 12 distritos é representado por um garoto e uma garota, que lutam até que reste só um sobrevivente.

O papel ainda levou a carreira e o prestígio de Jennifer Lawrence às alturas. Escalada para a personagem depois de atuar em Inverno da alma (2010), que lhe valeu uma indicação ao Oscar (que ela levou três anos mais tarde, por O lado bom da vida), a atriz de 25 anos é adorada pelos fãs e pela crítica. Com uma carreira bem diversificada, atua em dramas, comédias e filmes de fantasia.

MAIS SOBRE CINEMA