Lista: confira os professores que inspiraram o cinema

Em um mundo cada vez mais conturbado, os professores são protagonistas de filmes que se tornaram clássicos do cinema e da televisão

16/10/2015 10:28

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Buena Vista Pictures/Divulgação
'Sociedade dos poetas mortos' (1989): referência para uma geração de professores (foto: Buena Vista Pictures/Divulgação)
Desde os clássicos do cinema até as séries blockbusters de hoje, os professores ocupam a cena com participações marcantes que afetaram a vida dos personagens das tramas e o desenvolvimento dos espectadores. Em comemoração ao dia do professor, celebrado nesta quinta-feira, lembramos dos grandes mentores que dominaram as narrativas de ficção nas telas do cinema nas últimas décadas.

Com firmeza e esperança
Danny Moloshok/Reuters
Sidney Poitier viveu Mark Thackeray em 'Ao mestre com carinho' (1967) (foto: Danny Moloshok/Reuters)
Interpretado por Sidney Poitier, em Ao mestre com amor (1967), Mark Thackeray é responsável por uma turma difícil em uma escola que abriga alunos rejeitados. Diferentemente dos outros, ele acredita no potencial dos alunos e desiste da abordagem comum para ensiná-los sobre a vida, a cultura e a sociedade. Quando ganha a confiança da turma a muito custo, o professor consegue controlá-los e ensiná-los a serem melhores.

Rebelde e inspirador
Estrela do premiado filme A sociedade dos poetas mortos (1989), o revolucionário professor de literatura John Keating, interpretado por Robin Williams, é a inspiração dos alunos a seguirem seus sonhos e lutarem pela individualidade. Na trama, Keating ensina que os jovens devem se opor e contestar, sendo assim, pensadores livres que lutam para tornar suas vidas extraordinárias.

Arte feminista
Julia Roberts vive a professora de arte Katherine Watson em O sorriso de Mona Lisa (2003). Na história, Katherine é uma mulher liberal que enfrenta a administração e até as alunas de uma escola feminina tradicionalista dos anos 1950, onde as jovens são ensinadas e serem boas esposas, para incentivar suas alunas a assumirem sua identidade social e independência.

Magia e sabedoria
Murray Close/Warner Bros
O lendário Alvo Dumbledore, de 'Harry Potter', interpretado por Richard Harris (até 'A câmara secreta') e Michael Gambon (foto), até o final da saga (foto: Murray Close/Warner Bros)
“São as nossas escolhas que revelam o que realmente somos, muito mais do que as nossas qualidades.” Com frases marcantes como essa, o grande diretor de Hogwarts, da escola de magia criada por J.K. Rowling, é um dos personagens mais admirados na saga de Harry Potter (2001). Com grande influência na formação do caráter de Harry, Alvo Dumbledore é a personificação do guia, sendo um dos bruxos mais sábios e poderosos no mundo, fascinando jovens e adultos por décadas.

Exigente perante a lei
No thriller criado por Shonda Rhimes, How to get away with murder (2014), série da ABC veiculada na Sony, a personagem principal é Annalise Keating, ferrenha professora de direito penal vivida por Viola Davis. Na trama, a professora é o exemplo de sucesso onde os alunos são exigidos ao máximo para se tornarem bons profissionais. Além de mestra, a advogada é também uma grande protetora dos pupilos na teia de crimes que cerca o grupo.

Entre a polícia e o tráfico
Europa Filmes/Divulgação
Andrea Beltrão deu vida a Verônica, protagonista de filme homônimo, de 2009 (foto: Europa Filmes/Divulgação)
Vivida por Andrea Beltrão, Verônica (2009), professora do primário no Rio de Janeiro é a grande heroína da história do filme que tem seu nome. Seu aluno de 8 anos teve os pais assassinados e é perseguido por policiais e traficantes. A professora o toma como protegido e se envolve numa briga de corrupção e criminalidade para salvar a criança.

Na escolinha do Raimundo
Um dos personagens mais marcantes do humorista Chico Anysio foi o professor Raimundo. Liderando o programa de comédia A escolinha do professor Raimundo (1990), veiculado por mais de 38 anos na Rede Globo, o professor ficou conhecido pelos alunos mais inusitados, que iam do estereótipo de mulheres muito bonitas a senhores depravados.

Na batida da música
O professor de canto da série musical Glee (2009), Will Schuester, é o amigo e mestre do grupo de sonhadores alunos do colégio McKinley High. Vivido por Matthew Morrison, ele sonha com o respeito pelo clube de canto da escola, sendo aquele que incentiva os alunos a lutarem contra o bulliyng e se esforçarem para chegar ao sucesso.

A revolução da juventude
Criada por Ziraldo, é mais um dos personagens “maluquinhos” do escritor. Na história que se passa nos anos 1940, Uma professora muito maluquinha (1995), Catharina, é uma professora de 18 anos que veio da cidade grande para lecionar no primário. Revolucionária, a jovem acredita que métodos novos de ensino, como a leitura dinâmica, são mais eficazes que a monotonia das aulas tradicionais. No cinema, Paola Oliveira interpreta a encantadora Catharina.

Nos passos da dança
Personagem baseado em um professor real, Pierre Dulaine de Vem dançar (2006), lutou contra o preconceito de classe e liderou alunos considerados perdidos da periferia, os ensinando e inspirado na dança de salão, categoria considerada pela classe média como uma dança para ricos. No filme, Antônio Bandeira interpreta o norte americano que leva seus alunos a ganharem prêmios em competições nacionais.

MAIS SOBRE CINEMA