Filmes de Luiz Rosemberg Filho são exibidos para público de BH

Mostra traz à cidade parte do acervo exibido em evento comemorativo do cineasta no Rio de Janeiro

por Estado de Minas 10/09/2015 08:53

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Cine 104/divulgação
Cena de 'Dois casamentos', em cartaz nesta quinta, no Cine 104 (foto: Cine 104/divulgação)
Tem início nesta quinta, no Cine 104, a Mostra Luiz Rosemberg Filho. Muito produtivo, mas com obra conhecida, o cineasta carioca, de 71 anos, ganhou retrospectiva na Caixa Cultural, no Rio de Janeiro, que exibiu 41 de seus filmes no evento 'Rosemberg 70 – Cinema de afeto'. Um recorte dessa produção será visto em BH até quarta-feira.

O público poderá conferir seis longas. O mais recente é 'Dois casamentos' (2014), que abre a programação esta noite, às 21h. A sessão vai contar com debate com o autor. Nesta sexta, ele ministra aula aberta, das 14h às 17h, com entrada franca.

A maior parte da obra de Rosemberg, produzida na década de 1970, foi censurada durante a ditadura militar. Poucos longas chegaram à tela grande. “A vida dá voltas… e seus filmes começaram a encontrar espaço em cineclubes, na internet, em festivais e mostras de cinema. Uma nova geração em busca de algo realmente diferente e instigante abraça suas ideias e seu cinema, descobrindo nele um cineasta moderno e afiado”, escreveram Cavi Borges e Renato Coelho, curadores da mostra carioca.

Rosemberg passou três décadas sem filmar. Dois casamentos, que marca seu retorno ao ofício, apresenta a reflexão de duas noivas à espera do momento de entrarem na igreja. Da produção setentista, os destaques são 'Crônicas de um industrial' (1978), que será exibido terça, às 21h, e 'O jardim das espumas' (1970), em cartaz na sexta, às 21h.

MOSTRA LUIZ ROSEMBERG FILHO

Desta quinta até quarta-feira. Cine 104, Praça Rui Barbosa, 104, Centro.
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia). Quinta, às 21h, exibição do longa 'Dois casamentos'.

MAIS SOBRE CINEMA