China aprova pela primeira vez filme sobre amor gay

'Seek McCartney' é o primeiro filme com temática homossexual exibido de forma pública no país

por AFP 02/09/2015 14:28

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Divulgação
Permissão para exibição de 'Seek McCartney' é um marco para a comunidade LGBT da China (foto: Divulgação)
As autoridades chinesas aprovaram a exibição no cinema de um filme sobre um amor homossexual, algo inédito que foi saudado nesta quarta-feira pelos grupos LGBT em um país onde a censura é severa e moralizante.
 
'Seek McCartney', segundo seu título em inglês, recebeu a permissão dos censores para sua exibição pública, segundo indicou seu diretor Wang Chao, uma das personalidades do cinema independente chinês.

Esta coprodução franco-chinesa relata o relacionamento secreto entre um chinês, interpretado pelo ator Han Geng, e um europeu, papel interpretado pelo ator francês Jérémie Elkaïm.

Esta é uma importante notícia para a comunidade LGBT na China: Pequim descriminalizou a homossexualidade em 1997 e retirou de sua lista de doenças mentais em 2001, mas gays e lésbicas chineses ainda sofrem muita pressão familiar e social

Em 2008, as autoridades tinham incluído a homossexualidade entre os conteúdos "pornográficos e vulgares" a serem evitados nos cinemas, mas esta cláusula foi abolida em 2010, recordou o jornal oficial Global Times.

Wang Chao é o diretor, entre outros filmes, de 'O orfão de Anyang' (2001) e 'Luxury car' (prêmio "Un certain regard" no Festival de Cannes em 2006).

MAIS SOBRE CINEMA